terça-feira, 29 de maio de 2018

ZEZINHO ALBUQUERQUE DIVULGA SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, sala de estar e área interna
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), visitou, na segunda-feira (28/05), veículos de comunicação de Fortaleza para divulgar o Seminário Internacional sobre Segurança Pública, promovido pela Casa de 5 a 8 de junho, no Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes (anexo II).
Durante a manhã, Zezinho Albuquerque esteve no Sistema Verdes Mares de Comunicação (SVM). Ele foi recepcionado pelo diretor de Relações Institucionais, Programação e Jornalismo, Paulo César Norões; pelo Superintendente do Diário do Nordeste, Pádua Lopes; o coordenador comercial do SVM, Rafael Rodrigues, e o diretor de Jornalismo da Rádio Verdes Mares e TV Diário, Roberto Moreira.
O presidente da AL pediu apoio e participação da imprensa na divulgação e discussão sobre o tema. A ideia, segundo ele, é que, a partir dos diversos pontos tratados na discussão, seja criado um documento, a ser repassado para as gestões do Estado e dos municípios, assim como para as casas legislativas, no sentido de fomentar a criação de um plano de segurança pública.
Zezinho Albuquerque lembrou que o governador Camilo Santana já fez referência à criação de um plano nacional de segurança pública e afirmou que a AL possui intenções de contribuir. “O mais importante, entretanto, é discutir o tema. A AL já criou o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA), já criamos o Ceará sem Drogas e agora vamos tentar reunir as principais mentes que estudam e trabalham cotidianamente o tema violência e tentar extrair possíveis soluções para o problema da violência, que está em evidência como nunca antes, não só no Ceará, mas em todo o Brasil”, disse.
O roteiro de visitações teve início nesta manhã, com a passagem pelo Sistema Verdes Mares de Comunicação, e deverá continuar no período da tarde, com visitas ao Grupo Cidade de Comunicação, ao Sistema Jangadeiro de Comunicação e ao Grupo de Comunicação O Povo.
OBJETIVOS
O Seminário Internacional de Segurança Pública objetiva instrumentalizar os poderes Legislativo e Executivo brasileiros, respectivamente, com indicações de caráter normativo e proposições de medidas e ações referentes à execução de uma política de segurança pública resolutiva e de resultados concretos.  
Para tanto, a Assembleia Legislativa buscou o apoio técnico-científico do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Casa; da Universidade Federal do Ceará (UFC); da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), para aprofundar o tema e encontrar caminhos para a geração de políticas públicas que ofereçam alternativas ao cenário que tanto preocupa a sociedade.
A programação do evento conta com seis mesas temáticas, oito fóruns e quatro conferências, que devem acontecer no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes e nas salas da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).
Conforme a assessoria do Conselho de Altos Estudos da AL, as mesas discutirão macroquestões desterritorializadas relacionadas com a política de segurança pública; os fóruns serão para discussões de corte territorial, privilegiando o público jovem e universitário, enquanto as conferências serão realizadas por personalidades de renome, com experiência no campo da gestão e do estudo das políticas públicas.
Entre os temas abordados: estado prisional; tecnologia, inteligência e segurança pública; direitos humanos e políticas de segurança pública; crimes cibernéticos; feminicídio; coletivos, movimentos sociais e políticas de segurança; políticas de reversão à violência; a inteligência como ferramenta de prevenção à violência, entre outros.