segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

ZEEC INICIA NOVA ETAPA DIA 21 DE JANEIRO


Nova etapa do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Estado (ZEEC). 
Intitulada de Prognóstico, envolve a construção de cenários tendenciais e desejáveis; o processo é participativo
Chegou a hora de iniciar o processo de Apresentação e Discussão do Prognóstico sobre o ZEEC. Os encontros vão acontecer nos dias 21, 22, 23 e 24 de janeiro, nos municípios de Camocim, Paracuru, Beberibe e Fortaleza, respectivamente. Os encontros são abertos ao público e contam com a participação de diversos segmentos sociais.

O ZEEC é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em parceria com a Superintendência do Meio Ambiente (Semace). Tem como principal objetivo, estabelecer diretrizes de ordenamento e de gestão do território de todo o Litoral Cearense, considerando as características ambientais e as dinâmicas socioeconômicas.

Essa etapa, intitulada de Prognóstico, envolve a construção de cenários tendenciais e desejáveis, das unidades de intervenção, no território da Zona Costeira Cearense. A ideia, segundo o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, é que sejam construídos cenários, considerando o histórico dos dados levantados, e a situação das unidades homogêneas, de acordo com suas potencialidades e fragilidades, naturais e socioeconômicas.

O ponto de partida, conforme o titular da SEMA, é a capacidade produtiva dos recursos ambientais e o processo histórico de uso e ocupação do território costeiro. Ele acrescenta que as unidades de intervenção são definidas e delimitadas em função da sua fragilidade, e/ou das condições de estabilidade / instabilidade do ambiente.


“Por meio do Prognóstico será possível definir o que são áreas de preservação permanente (APPs), áreas frágeis ou áreas estáveis no litoral cearense. Classificadas essas áreas, o Prognóstico apresentará os cenários ambientais e ecodinâmicos nas unidades de intervenção. A ideia desse estudo é garantir o uso de forma mais sustentável do nosso solo litorâneo, garantir o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, além de uma boa convivência com a biodiversidade”, conclui Artur Bruno.

Metodologia
Fátima Catunda, consultora de Participação Social e moderadora dos encontros do ZEEC, explica que os seminários participativos serão trabalhados por meio de grupos focais. Esses grupos serão organizados segundo a especificidade de experiência, uso e interação com o território costeiro litorâneo.
A consultora ressalta que diversos setores da sociedade devem estar envolvidos no processo e cita membros do comércio, serviços, turismos, hotelaria e entretenimento; esportes náuticos e de vento; setores industriais, aeroportuário e de energia renovável, parques eólicos, setores do beneficiamento de pescado, atividades pesqueira de carcinicultura; extrativismo; comunidades Tradicionais, territórios culturais e étnicos, setores públicos estaduais, federais e municipais; conselhos das unidades e áreas de preservação de entidades de organização da sociedade civil e dos setores acadêmicos.

“O formato ideal para trabalhar nessa etapa do Prognóstico do ZEEC é a formação de grupos focais”, disse Fátima Catunda. Segundo ela, o processo provoca o debate e a argumentação entre atores. “Além de permitir uma cenarização desejável, construída na dinâmica das percepções ambientais, fruto de diferenças de opiniões, vivências, e interesses”, completa. Confira abaixo, programação do ZEEC 2020!

PROGRAMAÇÃO

Camocim (Costa Extremo Oeste)
Dia: 21 de janeiro de 2020 (Terça-feira)
Horário: 8h30 às 13h
Local: IFCE, Campus Camocim
Endereço: Rua Dr. Raimundo Cals, 2041, Cidade com Deus, Camocim.

Paracuru (Costa Oeste)
Data: 22 de janeiro de 2019 (Quarta-feira)
Horário: 8h30 às 13h
Local: Auditório IFCE Campus Paracuru
Endereço: CE 341, KM 1, Novo Paracuru, Paracuru.

Beberibe (Costa Leste)
Data: 23 de janeiro de 2019 (Quinta-feira)
Horário: 8h30 às 13h
Local: Sindicato dos Servidores Municipais de Beberibe
Endereço: Rua D, 259, Loteamento Racine Facó, Beberibe.

Fortaleza e Região Metropolitana
Dia: 24 de janeiro de 2020 (Sexta-feira)
Horário: 8h30 às 13h
Local: Auditório da UNIFOR
Endereço: Avenida Washington Soares, 1321, Bairro Edson Queiroz, Fortaleza