terça-feira, 30 de junho de 2020

DOUTORADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA A SER OFERTADO PELA UVA É RECONHECIDO PELO MEC


O Doutorado Profissional em Saúde da Família, primeiro da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), após a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) ter aprovado e recomendado a criação do curso na 190ª Reunião do Conselho Técnico-Científico de Educação Superior (CTC-ES/CAPES), em novembro de 2019. O reconhecimento está oficializado na Portaria nº540, de 15/06/2020, que homologou o Parecer nº 111/2020 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE/CES), contendo os cursos aprovados e recomendados pelo CTC-ES/CAPES.

Com a homologação, a UVA, que já oferta o curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF/RENASF), terá seu primeiro curso de doutorado, a ser ofertado pelas Instituições que compõem a Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), da qual a UVA é integrante.

Os cursos de Mestrado e Doutorado Profissional em Saúde da Família constituem programa interdisciplinar, vinculado à área de avaliação da Saúde Coletiva, com área de concentração em Saúde da Família, executados em rede pelas instituições nucleadoras da RENASF, tendo a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) como coordenadora.

O Doutorado Profissional em Saúde da Família está vinculado ao MPSF/RENASF, que possui conceito 4. Ambos passam a integrar o Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família (PPGSF/RENASF), nível mestrado e doutorado, que visa formar pesquisadores com competência técnico-científica em atividades de educação, atenção, gestão e investigação no aprimoramento da Estratégia Saúde da Família e do Sistema Único de Saúde (SUS), com área de concentração em Saúde da Família.

Na UVA, os trabalhos vêm sendo coordenados pela Prof.ª Dr.ª Maristela Inês Osawa Vasconcelos e Prof.ª Dr.ª Maria Socorro de Araújo Dias, que juntamente com a equipe de docentes e pesquisadores da UVA, e das demais instituições que compõem a RENASF, trabalharam na condução e conclusão de três turmas de Mestrado, estando a quarta turma “com candidatos já selecionados e início previsto para outubro deste ano”, afirma a Professora Maristela Vasconcelos.

Já a primeira turma do Doutorado Profissional em Saúde da Família da UVA está prevista para iniciar em 2021. “Serão 30 vagas distribuídas entre as IES nucleadoras da RENASF, sendo 20 vagas para alunos da Nucleação dos Estados do Ceará, Maranhão e Piauí e 10 vagas para alunos da Nucleação dos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba conforme a disponibilidade de orientação”, explica Maristela.

Para o Reitor da UVA, Prof. Dr. Fabianno Cavalcante de Carvalho, “ver aprovado o primeiro curso de doutorado da UVA é, sem dúvida, motivo de muita alegria e orgulho pelo trabalho e esforço recopensados. Agradecemos o empenho e dedicação da nossa comunidade de pesquisadores e professores, vinculados ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família, e à parceria frutífra com a RENASF”, disse lembrando que “ao assumir a Reitoria, nossa meta era duplicar o número de cursos de mestrados, acadêmicos e profissionais, e ter aprovado ao menos um doutorado; estamos avançando, apesar de termos, ainda, muito a construir em termos de pós-graduação stricto sensu”.

De acordo com a Prof.ª Dr.ª Izabelle Mont`Alverne Napoleão Albuquerque, Vice-Reitora e membro do corpo docente do PPGSF, “a UVA está de parabéns ao promover a qualificação de profissionais de saúde, com a oferta de um curso de doutorado, de grande importância para a melhoria das práticas que vão resultar em bons indicadores de saúde para o nosso município, região e para o Estado".