terça-feira, 23 de junho de 2020

FISCALIZAÇÃO DA SECRETARIA DA SAÚDE SEGUE COM FOCO EM PRAÇAS DE ALIMENTAÇÃO E RESTAURANTES

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) iniciou, na tarde de segunda-feira (22), o calendário de fiscalização nas empresas, referente a Segunda Fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais do Estado. Nesse segundo momento, as praças de alimentação e restaurantes iniciam a sua reabertura e são o foco das ações educativas realizadas. No primeiro dia da ação, a fiscalização aconteceu em um shopping situado no bairro Antônio Bezerra, garantindo o cumprimento das medidas de segurança previstas em Decreto Estadual.
“As fiscalizações têm caráter educativo e de conscientização, e buscam redimir as dúvidas que muitos possuem sobre os decretos que autorizam o funcionamento e também estabelecem medidas de segurança nas empresas”, explica a orientadora da célula de fiscalização e inspeção de serviços de saúde, Jane Cris de Lima Cunha.
Durante a visitação são analisadas as condições sanitárias, o número de funcionários, as demarcações de distanciamento e o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Todos os estabelecimentos devem adotar medidas preventivas para evitar o aumento da taxa de transmissibilidade. Devem fornecer proteção aos seus funcionários, com distribuição de máscaras, aferição da temperatura na entrada dos funcionários, borrifação de álcool nas mãos e a testagem dos funcionários, entre outras medidas direcionadas para cada setor”, reforça.

Fiscalização semanal

A Vigilância Sanitária da Sesa, mais a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e a Polícia Militar (PMCE), estão desde o início do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais promovendo uma série de visitas aos estabelecimentos comerciais de Fortaleza. Somente a equipe da Sesa já fiscalizou 45 estabelecimentos, em caráter educativo.