sexta-feira, 1 de novembro de 2024

VAI DEMORAR A FECHAR


Os problemas internos que o PT enfrenta devem atrasar a definição do partido sobre quem apoiar para presidente da Câmara. E essa demora vem bem a calhar. Os petistas querem primeiro saber para que lado os ventos sopram. Afinal, a preços de hoje, a expectativa é de segundo turno. O pronunciamento do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), gesto que abriu a semana política em apoio ao candidato Hugo Motta (Republicanos-PB), já foi um sinal de que o sonhado consenso não aconteceu e está longe de ocorrer. Nesse sentido, as pressões vão crescer para que se feche logo a chapa, com os cargos da Mesa Diretora. Porém, os petistas sempre poderão dizer que esse movimento só será possível quando a legenda se organizar internamente.

Vale lembrar: Em conversas reservadas, muitos petistas se arrependeram de ter seguido direto para o apoio a Lira, em 2023, quando Lula estava recém-eleito. O que moveu o partido na direção do deputado do PP lá atrás foi o 8 de janeiro. Já havia marola demais para deixar o todo-poderoso presidente da Câmara irritado. Além disso, o centro estava unido. Agora, está totalmente dividido e, numa votação secreta, nem os partidos que já anunciaram a Motta têm garantidos os votos. Ainda haverá muito bastidor antes de um dos três candidatos conseguir levantar a taça da vitória.

(Denise Rothenburg)

IMPEACHMENT DE LULA POR “PEDALADA” TEM DESTINO CERTO COM LIRA


O  pedido de impeachment protocolado pela oposição por causa de uma suposta pedalada fiscal do governo Lula não será submetido ao plenário pelo presidente da Câmara, Arthur Lira. O PT oficializou o apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos), apadrinhado por Lira para substituí-lo no comando Casa a partir de 2025. E, claro, Lira não quer perder o apoio do partido, que conta com 68 deputados.

Nos últimos meses como presidente da Câmara, Lira quer foco na aprovação do Orçamento e no desbloqueio das emendas parlamentares. Nesse sentido, ele não tocou no pedido de impeachment, pois qualquer movimentação nesse sentido levaria a uma paralisação do Congresso. Além disso, o presidente da Casa dispõe de uma boa relação com Lula e quer mantê-la após deixar o cargo.

A oposição na Câmara deu entrada em um pedido de impeachment apontando a existência de crime de responsabilidade por uma suposta manobra fiscal, conhecida como “pedalada”. O governo teria feito o pagamento de R$ 3 bilhões a estudantes do Ensino Médio por meio do programa Pé de Meia sem previsão orçamentária ou autorização do Congresso.

O autor do pedido de afastamento, deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), afirmou: “A lei impõe a obrigatoriedade do Poder Executivo submeter, anualmente, ao crivo do Congresso o montante destinado a esse incentivo. Apesar dessa exigência, o Governo Federal procedeu ao pagamento dos beneficiários desde março do presente ano, sem que tais valores tenham sido previamente incluídos na Lei Orçamentária Anual”.

O artigo que obriga a vinculação dos repasses do Pé de Meia à aprovação de uma lei específica com previsão orçamentária chegou a ser vetado por Lula. O veto, no entanto, foi derrubado pelo Congresso, e a exigência está em vigor.

(Metropoles)

TRE DO CEARÁ FECHA EM ALTA AS ELEIÇÇOES DESTE ANO


Merece elogios o trabalho realizado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, e toda sua equipe. O pleito no Estado – de primeiro e segundo turno, este em Fortaleza e Caucaia, serviu para mostrar a competência profissional dos envolvidos e, principalmente, reforçar a certeza de que as urnas eletrônicas são confiáveis.

Em seu balanço de fim de eleições, o presidente do TRE destacou a importância dessa ferramenta para a celeridade da apuração dos votos. O resultado final foi divulgado, com 100% de seções totalizadas, em menos de duas horas após o fechamento das urnas.

“A urna eletrônica é segura e é um dos sistemas de votação mais eficientes do planeta. Desde a criação desse equipamento, a Justiça Eleitoral nunca constatou algum caso concreto de fraude”, garante o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos.

Fonte: Blog do Eliomar