A maioria dos novos vereadores de Fortaleza, já estão certos de que o vereador Léo Couto, PSB, será o próximo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza. O prefeito eleito, segundo esses próprios vereadores, ainda não se manifestou oficialmente, sobre sua preferência para o cargo, mas a desenvoltura de Couto e as manifestações de vereadores mais próximos a Evandro Leitão, deixam a todos os novos vereadores de o fato já está consumado.
Léo Couto é político ligado diretamente ao ex-governador Camilo Santa. Desde a vitória de Evandro Leitão, o seu nome era apontado como o futuro presidente da Câmara. Evandro Leitão conversou nesta terça-feira (12), com o prefeito José Sarto, iniciando, oficialmente, o processo de transição. Antes, Evandro já havia iniciado o ciclo de conversa com os vereadores de sua base política. Hoje, à tarde, ele começou a conversar com os vedores do PDT, que não o apoiaram no segundo turno da disputa. Até ontem (11), no PDT, alguns estavam defendendo a candidatura do atual presidente da Câmara, Gardel Rolim, para lançar uma chapa concorrente a oficial, encabeçada por Léo Couto.
Demovido da ideia, Gardel Rolim ficará mesmo na base aliada do novo prefeito de Fortaleza, como articula o presidente nacional do PDT, em exercício, André Figueiredo. Segundo aliados de Gardel, a sua ideia de ir para a disputa com o candidato de Evandro estava sendo estimulada pelo atual prefeito, José Sarto.
Léo Couto é filho de um ex-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, José Maria Couto, o responsável pela compra do prédio onde hoje está instalado o Legislativo de Fortaleza, que há anos funcionava, mas para a área do Meireles.
(Blog do Edson Silva)