terça-feira, 19 de novembro de 2024

O QUE SÃO “KIDS PRETOS”? INTEGRANTES DO GRUPO SÃO SUSPEITOS DE TRAMAR ASSASSINATO DE LULA


Operação Contragolpe, deflagrada nesta terça-feira (19) pela Polícia Federal (PF), revelou um plano golpista que envolve integrantes das Forças Especiais do Exército, o grupo de elite conhecido como “kids pretos”. Além de um agente da própria PF, quatro militares do Exército com formação em operações especiais foram presos, suspeitos de planejar um atentado contra autoridades máximas do país e um golpe de Estado. O plano, batizado de “Punhal Verde e Amarelo”, previa a execução de Lula, Alckmin e Moraes no dia 15 de dezembro de 2022, dias antes da posse do novo governo.

Foram presos na operação *:

  • Hélio Ferreira Lima – militar com formação em Forças Especiais;
  • Mário Fernandes – ex-comandante de Operações Especiais, o general reformado que foi secretário executivo da Presidência da República no governo Bolsonaro e assessor do deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ), ex-ministro da Saúde;
  • Rafael Martins de Oliveira – militar com formação em Forças Especiais;
  • Rodrigo Bezerra de Azevedo – militar com formação em Forças Especiais;
  • Wladimir Matos Soares – policial federal

Os “kids pretos” são reconhecidos por sua alta capacidade em operações especiais, como guerra não convencional, reconhecimento especial e contraterrorismo. O treinamento rigoroso, que inclui cursos de paraquedismo e ações de comando, prepara esses militares para atuar em missões sigilosas e de alto risco.