quinta-feira, 16 de outubro de 2025

E-MAIL DE EX-PRESIDENTE DO INSS REVELA PEDIDO DE DEPUTADO POR ENTIDADE

 

E-mail corporativo do ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Alessandro Stefanutto revela que o deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) pediu uma reunião com o chefe do órgão para a Ambec, uma das principais entidades investigadas nas fraudes dos descontos sobre aposentadorias, em abril do no ano passado.

À época, Figueiredo (foto em destaque) era presidente nacional do PDT — mesmo partido do então ministro da Previdência, Carlos Lupi —, e a Ambec já havia sido citada na série de reportagens do Metrópoles que revelou a Farra do INSS. Segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), a entidade faturou R$ 453 milhões com descontos de mensalidade de aposentados de forma irregular.

pedido de agendamento da reunião consta de banco de dados com e-mails do endereço corporativo de Stefanutto no INSS, analisado pela reportagem. A mensagem citada é datada de 11 de abril de 2024, com o assunto “Reunião com o Deputado André Figueiredo (PDT/CE), Pauta: apresentação da entidade Ambec”. Parte das agendas de Stefanutto não constam do site da transparência do INSS, incluindo os eventos do dia 11 de abril do ano passado.

Apesar do e-mail citar a presença do deputado do PDT, a assessoria do parlamentar apresentou prova de que ele estava em um evento em Fortaleza (CE) naquele dia, onde recebeu uma honraria. Figueiredo justifica que, na época, desconhecia qualquer atividade irregular por parte da Ambec e que atendeu a um pedido para apresentar a “nova diretoria” da Ambec ao presidente do INSS.