A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou, nesta segunda-feira (6), a entrega de um mamógrafo para a Policlínica Regional Bernardo Félix da Silva, localizada em Sobral. O aparelho utiliza tecnologia 3D e tem capacidade para fazer até 500 mamografias digitais por mês, contribuindo para a detecção precoce do câncer de mama. Ao longo deste ano, a unidade já realizou mais de 1.400 mamografias.
A ação acontece no contexto da campanha “De outubro a outubro rosa”, lançada pela Sesa em 2024 para conscientizar a população sobre a doença. Realizada em parceria com a Secretaria das Mulheres do Ceará, a iniciativa aborda a prevenção e o autocuidado ao longo de todo o ano. A mamografia é considerada o principal exame diagnóstico para a detecção precoce de sinais do câncer de mama e outras anomalias no tecido mamário, ampliando as chances de um tratamento bem-sucedido e de cura.
Na ocasião, a titular da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, afirmou que a entrega do aparelho de imagem é mais uma ação da Secretaria para fortalecer e dar qualidade e resultado ao atendimento à população. “E a nossa população feminina é destaque, principalmente agora, no Outubro Rosa. Então, vamos ser multiplicadores, vamos disseminar essa informação para as nossas mulheres. E vamos oferecer esse exame, que é tão importante”, ressaltou.