quarta-feira, 5 de agosto de 2009

BIOMETRIA ELEITORAL PARA 2010

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará escolheu o município do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, para implantar, no Ceará, o sistema de identificação biométrica do eleitor, já nas próximas Eleições de 2010.
No Ceará, foram definidos, anteriormente, sete municípios para a implantação do novo sistema (Pacoti, Guaramiranga, Sobral, Alcântaras, Forquilha, Meruoca e Groaíras). Mas, devido aos custos elevados, o próprio TSE decidiu diminuir o percentual de municípios que passarão pelo processo de recadastramento eleitoral. Coube, então, ao corregedor regional eleitoral, desembargador Luís Gerardo de Pontes Brígido, decidir pela escolha do município do Eusébio. Em seu despacho, o corregedor afirma que "o contexto social, econômico e geográfico do município ensejará maior facilidade na dinâmica de atendimento aos eleitores e a ampla divulgação do recadastramento por meio da biometria".
Em tempo:O objetivo da Justiça Eleitoral, ao introduzir o novo sistema, é tornar o processo democrático ainda mais seguro, excluindo qualquer possibilidade de uma pessoa votar por outra.