segunda-feira, 26 de outubro de 2009

APOSENTADORIA DE LUXO

Mais de 20 milhões de brasileiros trabalharam a vida inteira para conseguir o que alguns políticos alcançam em dois anos de mandato: a tão sonhada aposentadoria. Em pouco mais de um século de República, o Brasil já conseguiu engordar a conta bancária de ex-autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário. Apesar de apresentar menor número que os assalariados da iniciativa privada, essa casta de aposentados consegue ser bem mais onerosa para a nação graças aos benefícios que o Estado garante, estendendo também as bondades aos parentes dessas autoridades.
Somente 994 aposentados de luxo, considerando os ex-presidentes, ex-deputados, ex-senadores, ex-governadores e ex-ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e STM (Superior Tribunal Militar), custam aproximadamente R$ 150 milhões por ano, segundo informações levantadas pelo R7 nas assessorias do Congresso, Casa Civil e STF.
Isso sem contar o direito ilimitado que as ex-autoridades têm em relação a plano de saúde e outros benefícios que variam de acordo com o cargo. Com o que os governos gastam para pagar os aposentados de luxo, seria possível oferecer mais de 25 mil aposentadorias por ano para quem recebe um salário mínimo.