segunda-feira, 24 de maio de 2010

AGENTES DE SAÚDE DEBATEM PISO SALARIAL NACIONAL COM A SENADORA

Os agentes comunitários de saúde do Estado realizam na manhã desta segunda-feira (24), a partir das 10 horas, na sede do Sindicato dos Motoristas (avenida Tristão Gonçalves, 1380), a Assembleia Ordinária da categoria. A pauta principal é a discussão sobre o piso salarial nacional da categoria, que atualmente tramita na Câmara dos Deputados. A autora do projeto, senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), foi convidada para a reunião para esclarecimentos sobre o trâmite da proposta, que prevê uma remuneração em torno de dois salários mínimos. De acordo com a categoria, muitos municípios mostram dificuldades para o pagamento de um salário mínimo.
O programa agentes de saúde teve início no Ceará, há 21 anos, e serviu como modelo para o Brasil na implantação do Programa Saúde da Família (PSF). A maior marca dos agentes de saúde foi a redução do índice de mortalidade infantil no Estado, além da prevenção de muitas doenças, o que desafogou o problema de leitos em hospitais públicos.
A presença da senadora Patrícia Saboya, no Sindicato dos Motoristas, será aproveitada por motoristas, cobradores e fiscais de linha do transporte público de Fortaleza para a apresentação de uma proposta de piso salarial nacional da categoria.
Mais informações com Maria Edilza Andrade da Silva, presidente da Federação dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado do Ceará, pelo telefone 8847-8493, ou Nicolau Araújo, da assessoria de imprensa da senadora Patrícia Saboya, pelo telefone 9113.4954