segunda-feira, 31 de maio de 2010

PF PREPARA-SE PARA PROTEGER CANDIDATOS A PRESIDENTE

A Polícia Federal prepara um megaesquema de segurança para atender os candidatos à Presidência nas eleições de 2010. O aparato terá 40 policiais fixos, designados pela Coordenação Geral de Defesa Institucional, em Brasília, e contará ainda com o apoio de policiais das 27 superintendências regionais, sempre que os candidatos se deslocarem de suas bases para fazer campanha no interior do país.
Caso não haja nenhuma desistência no meio do caminho, as eleições deste ano terão 12 presidenciáveis, e todos eles, sem exceção, podem requisitar a segurança da Polícia Federal, definida por legislação específica (lei 7474, de 1986).
Cada equipe será coordenada por um delegado que, de Brasília, fará a articulação com as superintendências regionais, encarregadas de fazer a varredura nas chamadas ações precursoras, que antecedem os eventos.
O papel dos federais se encerra com o resultado final das eleições, no primeiro ou no segundo turno, mas pode se estender até o dia da posse, em 1º de janeiro de 2011. Depois, presidente eleito passa a ser protegido por militares das Forças Armadas, designados pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.