quarta-feira, 8 de junho de 2011

PRIMEIRO CASAL DE MINISTROS

À parte a discussão sobre se a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) tem força política suficiente para a Casa Civil, ela chega no cargo com um feito inédito: faz com que o país tenha seu primeiro casal de ministros. Gleisi é mulher do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
“No governo federal, na História republicana, é a primeira vez, sim, que o país terá um casal ministro’’, diz o historiador Marco Antonio Villa. “Em outras épocas, República Velha, período militar, não houve. Nos anos recentes, também não. Houve aquele caso envolvendo a Zélia Cardoso (ministra da Fazenda do governo Collor) e o Bernardo Cabral (então ministro da Justiça), mas ali era uma situação bem distinta da de agora.’’
A historiadora Isabel Lustosa também vê ineditismo no casal: “Ter um casal no poder é mais comum nos níveis estadual e municipal; a pequena política local tem mais essa lógica. E a Gleisi e o Paulo Bernardo têm uma chefe sobre eles. É diferente do modelo Rosinha-Garotinho, por exemplo, do vou ali e deixo alguém no meu lugar.” (OGlobo)