quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

NOVO MINISTRO: "MARCADO PARA MORRER"

Potencial ministro das Cidades, o líder do PP na Câmara, Aguinaldo Veloso Borges Ribeiro (PB), traz o nome de um usineiro acusado -- em livros oficiais -- de mandar matar líderes camponeses na PB. Avô de Ribeiro, o ex-deputado Aguinaldo Veloso Borges é apontado em dois livros lançados pelo governo federal como mandante do assassinato de João Pedro Teixeira, fundador da Liga Camponesa de Sapé (PB), em 1962. A trajetória de João Pedro é relatada no documentário 'Cabra Marcado para Morrer', de Eduardo Coutinho.
Margarida Alves
Segundo o livro 'Retrato da Repressão Política no Campo', relançado pelo governo de Dilma, Borges só não foi preso porque obteve imunidade parlamentar ao ocupar cadeira na Câmara. Outro livro oficial, o 'Direito à Memória e à Verdade', produzido durante o governo Lula, cita a mesma história. O nome do avô do possível ministro também é associado à morte da líder Margarida Maria Alves, em 1985. A sindicalista inspirou a 'Marcha das Margaridas', ato que há quatro anos reúne em Brasília trabalhadoras rurais de todo o país.
Embora diga que ainda não foi convidado para assumir a pasta, Ribeiro descarta risco de constrangimento com a esquerda do PT. Para ele, 'o Brasil e o mundo mudaram', e a dicotomia 'esquerda e direita' está superada.

(Informações da Folha de S.Paulo)