terça-feira, 16 de outubro de 2012

NÃO IMPORTA GANHAR OU PERDER NA POLÍTICA O IMPORTANTE É PARTICIPAR

(Por Oman Carneiro)
Analisando o formato desta campanha eleitoral, onde a concorrência e os desafios se ampliaram com a mesma intensidade e progressão, com mudanças, até um certo ponto de vista, benéficas, quando sugerido que fosse estabelecido o “corpo-a-corpo” do candidato com as suas comunidades ou que a disputa se fizesse pela elaboração de propostas e discussão das temáticas sociais do nosso cotidiano.
Por outro lado, apontaram-se com grande evidência as falhas consistentes na configuração de um pleito eleitoral que ainda não tem por absoluta e garantida à lisura ou a consciência cidadã e política de seus principais protagonistas – candidatos e eleitores.
Mas apesar dos aspectos desleais, na infringência que ainda desafia a Constituição Brasileira e a Legislação Eleitoral, quem participa de uma eleição, trabalhando com correção, conversando com as pessoas, conhecendo as angústias de seu povo, ganha - em causa e efeito - o melhor preparo para contribuir grandiosamente na construção de uma sociedade mais justa e mais feliz, pois é quem é capaz de reconhecer tanto os entraves, quanto as soluções para os problemas sociais, propondo a assistência em leis ou serviços para a melhor qualidade de vida das pessoas.
Na busca desta representatividade popular, quem percorreu bairros e distritos, com o coração aberto e capaz de se revoltar com a pobreza de muitos, com a desigualdade gritante em nossa sociedade, por certo, sairá mais rico, mais humano e mais sensível. Isto aconteceu comigo!
Portanto, diante do resultado das urnas, da expressa e mais legítima manifestação popular na escolha e conferência do poder a seus representantes, congratulo-me com todos os eleitos nos municípios brasileiros: Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores, expressando a estes o desejo de que estejam firmes e a cada dia renovados: o propósito, a disposição e a vontade de se trabalhar honradamente pela melhoria de vida de todas as pessoas pelas quais continuarão ou se tornarão responsáveis a partir de Janeiro de 2013.