terça-feira, 22 de janeiro de 2013

DE UM TORCEDOR DO GUARANY DE SOBRAL



Caro Armando Costa,

Hoje, ao ler em seu blog a matéria que versa acerca da liberação de verba pública, por parte da Prefeitura Municipal de Sobral para o Guarany Sporting Club,motivei-me a fazer,aqui,algumas observações:

Antes tarde...Do que nunca!
Parabéns, Prefeito Veveu!

O aporte de dinheiro público em time de futebol não tem um entendimento pacificado e uníssono em nosso país,muito pelo contrário,geralmente é até amplamente questionado por um enorme contingente de pessoas,que alegam dentre os inúmeros motivos contestatórios,a falta de transparência e da prestação de contas por parte do “patrocinado”,além do fato  dos beneficiários serem entidades de natureza privada.

Não obstante ao fato exposto, há de se fazer justiça a boa vontade de todos os nossos ex-gestores que já patrocinaram em suas respectivas gestões o rubro-negro sobralense,observando-se  que tal  realidade não tem sido uma exclusividade do município de Sobral em relação ao Guarany. Isso é vivenciado praticamente em todo o Brasil.

O que vem ocorrendo, porém,em Sobral,é que o dinheiro público destinado ao Guarany Sporting Club,tem retornado de forma extremamente inversa ao enorme investimento feito pelo poder municipal.

Observe-se, apenas por exemplo,a quantia gasta no ano de 2012,que totalizou valores superiores a R$ 800.000,00 (Oitocentos Mil Reais),contrastando vergonhosamente com  os resultados obtidos.

Lembram-se das campanhas no ano passado do “Cacique do Vale” no Campeonato Cearense e no Brasileirão – Série C?

Quase rebaixamento e rebaixamento,respectivamente.

É entristecedor a imagem ruim que ultimamente o nosso representante tem deixado de nossa terra e de nossa gente, nos meios esportivos e na mídia do Brasil,de uma forma em geral. E me permitam não me satisfazer com “essa” de ser o Guarany de Sobral,o único time cearense campeão brasileiro. É pouco...Muito pouco,pra tanto dinheiro que já foi gasto.

Diante do fato,venho de forma respeitosa,parabenizar ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Sobral, Veveu Arruda,em abrir a discussão diante da necessidade de se buscar uma nova metodologia de repasse de dinheiro público ao Guarany Sporting Club,permitindo-me sugerir no sentido de que, se for a sua decisão,dar continuidade a essa sustentação financeira ao Bugre da Princesa do Norte, que faça em forma de um contrato justo e transparente,com exigência de prestação de contas, e ainda, que venha tal instrumento jurídico a contemplar uma contrapartida por resultados positivos.

Caso contrário, se for pra continuarmos sendo essa grande vergonha dos últimos anos, que nos abstenhamos de gastar de forma infrutífera,o nosso já tão escasso dinheiro público.

Por Raimundo Filho
          Um torcedor do Guarany Sporting Club