quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

INICIADO ESTUDO PARA REVITALIZAÇÃO DO ACARAÚ


Técnicos da Prefeitura de Sobral, da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (COGERH) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) iniciaram nesta terça-feira, 15 de janeiro, a elaboração do estudo para revitalização do Rio Acaraú. Após a reunião, o grupo visitou os locais onde serão coletadas as amostras de água para identificar as fontes poluidoras do rio. 
O objetivo da Prefeitura de Sobral é melhorar a qualidade da água do Rio Acaraú. A partir do estudo, será elaborado um plano de manejo que, de acordo com o Diretor Presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), Silvestre Gomes Coelho Neto, orientará as ações do Município para a preservação e revitalização do Rio Acaraú. As amostras de água coletadas pela consultoria contratada pela Prefeitura serão analisadas no IFCE - Campus de Sobral. 
Limpeza do Rio Acaraú
Desde o último dia 9 de janeiro, a Prefeitura de Sobral está retirando do Rio Acaraú os aguapés (macrófitas), bioindicadores do nível de poluição da água. Os trabalhos estão sendo executados por uma equipe de 15 homens, que utilizam redes, uma retroescavadeira, três caminhões, balsas e câmeras de ar. A limpeza do Rio Acaraú inclui, ainda, o recolhimento de lixo das margens. Até o momento, 24 carradas de lixo foram retiradas e levadas para o aterro sanitário. Está sendo recuperado, também, o piso do calçadão, a iluminação e o gramado da Margem Esquerda.