quarta-feira, 12 de março de 2014

CLAUSURA DE CID GOMES

Uma das modalidades de vida religiosa é a vida contemplativa em clausura. O monge ou monja vive retirado em um mosteiro.
Aqui, vou falar especificamente sobre a clausura de Cid. A clausura disciplinar do governador é exemplar, contam os seus amigos. “É impressionante, ando com o Cid para todo lugar, ele não fala uma palavra sobre seu futuro político e se fica ou sai do governo”, conta o ativo presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque, seguidor número do grupo liderado por Cid e Ciro e fiel nas confidências e ações políticas. Zezinho é o nome apoiado para substituir Cid por 36 deputados estaduais, 12 federais, 60 prefeitos e uma leva de 300 vereadores.
Cid usa o tipo de clausura ‘ativa’, aquela que não fica trancado, preso, sua clausura é mental, ela se fecha como uma caixa forte e só ele tem a senha. Contam que só o irmão Ciro teria a senha, mesmo assim evita a conversa quando Cid não abre espaço. Certa vez Cid me disse que Ciro era “a experiência, sua consulta permanente, seu espelho”, isso foi há sete anos e meio quando Cid se preparava para tirar Lúcio Alcantara do trono, o que ocorreu quatro meses depois.
Os aliados estão angustiados, apreensivos, querem ouvir uma palavra de Cid sobre sua sucessão e saber se ele fica ou larga o governo que fez com o coração e dedicação. O governador tem até 4 de abril para definir o primeiro momento do seu destino. Cid já disse, reafirmou e jurou que fica no cargo até o último dia, embalado pelo conjunto de obras que pretende entregar e a Copa do Mundo.
Contam os monges que na clausura não se gasta o tempo apenas pensando, contemplando, também se faz coisas. Uma delas é construir projetos, planos, estratégias para vencer batalhas, conseguir verbas, ganhar dinheiro e investir no futuro.
A clausura de Cid pode redundar na materialização de um projeto que sonhou, pode também continuar causando seduções e se o observador ficar atento provocar a ira até mesmo dos que o seguem por conveniências. Cid está fechado porque é um homem sério, de compromissos e quer reservar o bolo ao povo e não para si.
Aos comensais de última hora vai reservar-lhes a dor da espera, a angústia de fechar e anunciar seus planos no último minuto dado pela lei, torná-los desesperados.
A clausura de Cid está fazendo mal ao PROS que depende dele para continuar existindo, mas está fazendo bem aos aliados que desejam saber se Cid quer continuar um projeto com todos participando, ou somente uma parte. Cid comanda o processo, ele sabe disso. 
(Do Blog do Roberto Moreira)