quinta-feira, 14 de agosto de 2014

PLACAS DE PROIBIÇÃO DE VEÍCULOS NA PRAIA SÃO INSTALADAS EM JERICOACOARA

A população, associações e entidades começam a tomar medidas a fim de coibir o trânsito dentro da área da vila. Agentes do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO), coordenados pelo chefe do Parque Nacional de Jericoacoara, Wagner Cardoso, iniciaram a colocação das placas que proíbem os veículos na área da praia. Após o acidente ocorrido no dia primeiro, o Conselho Municipal de Jericoacoara, juntamente à Prefeitura, Secretaria de Turismo, associações, cooperativas e o chefe do Parque Nacional de Jericoacoara decidiram adotar medidas preventivas para disciplinar o trânsito local.

O presidente do Conselho Comunitário de Jericoacoara, Elenildo Silva, explica que os veículos transitam em alta velocidade para não atolar e, apesar de veículos de passeio serem proibidos na faixa da praia por lei, o caso é bastante comum no local.

Uma operação do ICMBio, Prefeitura, Detran e moradores fecharam becos e a parte da duna do pôr do sol no sentido praia, forçando o trânsito a se concentrar atrás da duna, segundo a documentação oficial expedida pelo ICMBio na última sexta feira. Na sequência, o prefeito Francisco Lindomar ordenou o fechamento de vários becos na Vila de Jericoacoara.

Inicialmente serão fechados hoje, becos da Vila Kalango e da escola. A operação foi acompanhada e apoiada de perto pelo Detran, que estava dando suporte aos agentes municipais e federais. Elenildo conta que, na reunião ocorrida na semana passada, ficaram decididas diversas medidas a fim de prevenir futuros acidentes. Alguns becos foram fechados para o trânsito de carros e os carros de turistas ficaram permanentemente proibidos de entrar na vila.

"Antes, era permitido que os carros de turistas ficassem por 40 minutos dentro de Jeri, porém, agora, nem mesmo isso será liberado", explica. De acordo com ele, serão disponibilizados quatro jardineiras para transporte dos turistas até suas pousadas e destinos finais dentro da Vila.

A Cooper Jeri também prontificou para, caso necessário, a Prefeitura ou comunidade poderá contar com ajuda de carros da cooperativa para ajudar no transporte deste o estacionamento até destino final dos turistas, principalmente em fins de semanas e feriados prolongados.
(DN Online)