quarta-feira, 17 de setembro de 2014

RÁDIO E TV ASSEMBLEIA FARÃO COBERTURA INTEGRAL DAS ELEIÇÕES

A TV Assembleia (canal 30) e a rádio FM Assembleia (96,7MHz) preparam os últimos detalhes para a cobertura do primeiro turno das eleições 2014, que acontece no próximo dia 5 de outubro. Dezenas de profissionais estarão de plantão durante todo domingo informando e ouvindo opiniões de comentaristas convidados.
"A ideia é não tocar nenhuma música. Vamos dar informação de 8h da manhã até a divulgação do resultado", adianta a diretora da FM Assembleia, Fátima Abreu. Ela explica que a cobertura será encerrada com a entrevista dos novos eleitos. Os cientistas políticos Josênio Parente, Francisco Moreira e Clésio Arruda; os sociólogos Osmar de Sá Pontes e Paula Vieira, além da jornalista Adisia Sá  serão os comentaristas.
Ainda segundo Fátima Abreu, serão apresentadas reportagens especiais tratando sobre a evolução da urna no Brasil e sobre a democracia, que contará com a participação do jornalista Cid Carvalho; além da presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Maria Iracema Martins do Vale. “A programação será rica porque vamos contar com a parceria das rádios da Câmara Federal e do Senado, além das rádios do Interior que possuem maior reduto eleitoral”, destaca.
A TV Assembleia também apresentará aos eleitores as informações sobre o primeiro turno das eleições. Segundo o diretor da emissora, Leonardo Borba, a equipe estará durante todo o dia em vários pontos da Capital, acompanhando os principais fatos do pleito. Um noticiário será apresentado às 17h, com informações sobre as votações. O jornalista Renato Abreu analisará o resultado com convidados. “Nossa cobertura será semelhante às eleições de 2012. Não vamos perder nenhum detalhe”, informa Leonardo.
O coordenador de Comunicação Social da AL, Adriano Muniz, acredita que o grande diferencial na cobertura destas eleições está na oportunidade de também informar sobre as chapas proporcionais. Ele explica que as pessoas que ligam a TV ou o rádio para saber sobre as eleições, também querem saber sobre o desempenho do seu candidato a deputado.
“Os veículos de comunicação privados focam muito na chapa majoritária, já aqui nós temos a oportunidade, pelo fato de termos uma programação maleável, de poder focar também nas candidaturas proporcionais. A intenção é parar apenas quando for computado o último voto e souber quem são os deputados e demais cargos eleitos”, pontua.