quarta-feira, 31 de outubro de 2018

“O PT TEM É QUE BOTAR O RABO ENTRE AS PERNAS”

Resultado de imagem para cid - radio gaucha - pt
Cid Gomes, irmão de Ciro Gomes, também reforçou hoje suas críticas ao PT.
O senador eleito pelo Ceará disse à Rádio Gaúcha:
“O PT tem é que botar o rabo entre as pernas. Pedir desculpa. Pedir perdão ao povo brasileiro. Isso se quiser continuar partido e não como uma seita.”

INFORME - FROTA CONCURSOS


FOMOS MISERAVELMENTE TRAÍDOS POR LULA, NÃO FAREI MAIS CAMPANHA PARA O PT, DIZ CIRO

Resultado de imagem para CIRO GOMES EM MASSAPE
(Foto de Arquivo)
Na entrevista concedida ao jornalista Gustavo Uribe, do jornal Folha de S. Paulo, Ciro Gomes explica porque não declarou voto a Haddad: "Não declarei voto ao Haddad porque não quero mais fazer campanha com o PT". 
Ele ainda comenta a frase dita tempos atrás sobre sair da vida pública caso Bolsonaro vencesse: "Eu disse isso comovidamente porque um país que elege o Bolsonaro eu não compreendo tanto mais, o que me recomenda não querer ser seu intérprete. Entretanto, do exato momento que disse isso até hoje, ouvi um milhão de apelos de gente muito querida. E, depois de tudo o que acabou acontecendo, a minha responsabilidade é muito grande. Não sei se serei mais candidato, mas não posso me afastar agora da luta. O país ficou órfão".
Sobre sua viagem à Europa em pleno segundo turno das eleições, Ciro alegou "impotência": "Descaso não, rapaz, é de impotência. De absoluta impotência. Se tem um brasileiro que lutou, fui eu. Passei três anos lutando".
Ao responder se votou em Fernando Haddad, Ciro mais uma vez se nega a responder diretamente e manifesta profunda irritação, fazendo uma crítica raivosa ao teólogo Leonardo Boff: "Vou continuar calado, mas você acha que votei em quem com a minha história? Eles podem inventar o que quiserem. Pega um bosta como esse Leonardo Boff [que criticou Ciro por não declarar voto a Haddad]. Estou com texto dele aqui. Aí porque não atendo o apelo dele, vai pelo lado inverso. Qual a opinião do Boff sobre o mensalão e petrolão? Ou ele achava que o Lula também não sabia da roubalheira da Petrobras? O Lula sabia porque eu disse a ele que, na Transpetro, Sérgio Machado estava roubando para Renan Calheiros. O Lula se corrompeu por isso, porque hoje está cercado de bajulador, com todo tipo de condescendências".
Depois, Ciro nomeia quem ele considera os 'bajuladores' e acusa o PT de fraude: "É tudo. Gleisi Hoffmann, Leonardo Boff, Frei Betto. Só a turma dele. Cadê os críticos? Quem disse a ele que não pode fazer o que ele fez? Que não pode fraudar a opinião pública do país, mentindo que era candidato?"
Sobre ser convidado a ser vice de Lula, ele diz: "Porque isso é uma fraude. Para essa fraude, fui convidado a praticá-la. Esses fanáticos do PT não sabem, mas o Lula, em momento de vacilação, me chamou para cumprir esse papelão que o Haddad cumpriu. E não aceitei. Me considerei insultado".

MAIA DIZ QUE REFORMA DA PREVIDÊNCIA É URGENTE, MAS É PRECISO AVALIAR CLIMA PARA VOTAÇÃO

Presidência - Rodrigo Maia
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que a reforma da Previdência é urgente, mas que é preciso avaliar se há clima para aprovação do texto neste ano. Maia disse que depende das condições de articulação do presidente eleito, Jair Bolsonaro, para conduzir uma eventual aprovação da proposta encaminhada em 2016 pelo presidente Temer. O texto está pronto para ser votado pelo Plenário da Câmara.
Maia lembrou que faltam dois meses para a atual legislatura acabar e metade dos parlamentares não foi reeleita. “Não é uma articulação simples. Devemos ter paciência, esperar a constituição da transição do governo”, disse.
Questionado pela imprensa se seria preferível votar uma outra proposta da Previdência depois que o novo governo tomar posse, Maia disse que não dá para fazer previsão, embora defenda a importância de resolver o deficit do sistema. “Entre o que eu acho e o que nós temos condições de aprovar, é um caminho muito longo. Não posso criar expectativas sobre o que eu ainda não controlo”, afirmou.
“Para caminhar nessa discussão, quantos votos a reforma têm (para ser aprovada), eu precisaria começar a trabalhar com alguns líderes, para compreender qual o ambiente da Casa. Hoje, eu não tenho essa informação, se faltam 20, 50, ou se é viável a aprovação do texto”, explicou.

PREFEITO IVO GOMES VISITA OBRAS DE REFORMA DO MUSEU DO ECLIPSE

O prefeito Ivo Gomes, a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima, e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Otacílio Macêdo, visitaram, na terça-feira (30/10), o Planetário de Sobral e as obras de reforma do Museu do Eclipse. Em pleno andamento, os serviços são financiados com recursos do PAC Cidades Históricas, uma linha especial do Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, que tem como objetivo preservar o patrimônio brasileiro, valorizar a cultura nacional e promover o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade e qualidade de vida para os cidadãos.
A inauguração das novas instalações do Museu do Eclipse acontece em 2019, como parte da programação do Ano Municipal da Ciências, evento que antecede a comemoração dos 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade Geral (29 de maio de 2019), formulada pelo físico alemão Albert Einstein, comprovada em Sobral, pela observação do mais famoso eclipse solar da história, em 1919.

PREFEITURA DE SOBRAL E TJCE DISCUTEM REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO PARQUE SANTO ANTÔNIO

Representantes da Unidade de Gerenciamento de Projetos de Regularização Fundiária Urbana e Rural (UGPRFUR), unidade ligada à Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (SEDHAS), participaram de uma reunião no Tribunal de Justiça do Ceará para tratar de apoio e celeridade na regularização fundiária do Bairro Parque Santo Antônio.

Na ocasião, o coordenador da UGPRFUR, Aragão Pontes, e as gerentes Jéssica Loiola e Renata Farias foram recebidos pelo desembargador Paulo Airton Albuquerque, que acolheu as demandas apresentadas, propondo um termo de cooperação técnica entre o TJCE e o município de Sobral. "A previsão é de que o processo de regularização fundiária do Complexo Monsenhor Aloísio Pinto seja iniciado em novembro", disse Aragão Pontes.

UVA FUNCIONA EM EXPEDIENTE CORRIDO ATÉ 11 DE NOVEMBRO


A Reitoria da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) comunica à comunidade acadêmica e à comunidade em geral que, em virtude do recesso acadêmico, adotará o regime de expediente corrido, das 8h às 14h, em todos os setores administrativos da UVA, até o próximo dia 11 de novembro de 2018. A medida, expressa na Portaria nº 709/2018, considera, ainda, oportuno e necessário a redução do consumo de água e energia, em todos os campi da UVA, no referido período.

terça-feira, 30 de outubro de 2018

TRE-CE CASSA DIPLOMAS DE PREFEITO E VICE DE TIANGUÁ ELEITOS EM JUNHO

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, presidida pela desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, na sessão desta terça-feira, 30/11, cassou, por unanimidade, os diplomas do prefeito e do vice-prefeito de Tianguá, nos Recursos Contra Expedição de Diploma nºs  0600518-37.2018.6.06.0000 e 0600525-29.2018.6.06.0000, ambos da relatoria do juiz Alcides Saldanha Lima.
A Corte determinou a execução do Acórdão após confirmação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos termos do voto do relator. Até então eles permanecem no cargo.
José Jaydson Saraiva de Aguiar e Mardes Ramos de Oliveira foram eleitos prefeito e vice, respectivamente, no último dia 3 de junho, na eleição suplementar ocorrida no município, após o o indeferimento do registro de candidatura do prefeito nas Eleições de 2016, do prefeito Luiz Menezes de Lima e do vice Aroldo Cardoso Portela.
Entenda o caso
Um dia após o deferimento do registro de candidatura, pelo juízo da 81ª Zona Eleitoral, de José Jaydson Saraiva Aguiar, em 22/5, para as eleições suplementares, o TRE-CE julgou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral que já tramitava na Corte, mantendo pena de inelegibilidade por 8 anos ao candidato José Jaydson, por abuso de poder econômico/político quando disputava as Eleições 2016 (não eleito).
No dia 11/6, o Tribunal decidiu por unanimidade, que, no momento do pedido de registro da chapa, não havia situação de inelegibilidade, e, portanto, manteve válida a candidatura.
No entanto, nesta terça-feira, 30/11, enfrentando os Recursos Contra Expedição de Diploma, a Corte decidiu pela cassação dos diplomas dos eleitos.

AJ ALBUQUERQUE INICIA ORGANIZAÇÃO DE MANDATO EM BRASÍLIA

(AJ Albuquerque se encontra com Ciro Nogueira em Brasília)
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna
O deputado eleito AJ Albuquerque deve tomar posse, na Câmara Federal, em 1º de fevereiro de 2019. Mesmo assim, já está em Brasília tratando de assuntos do mandato. 
AJ, que preside o Partido Progressistas no Ceará, se reuniu com o presidente nacional da sigla, Ciro Nogueira (PI) nesta manhã.
Entre outros assuntos, agradeceu Ciro pelo apoio prestado durante a campanha que o conduziu pela primeira vez a Câmara Federal.
AJ está entre 22 parlamentares que irão compor a bancada cearense em Brasília.
Além disso, percorreu a Câmara e deu entrada nas documentações para a sua posse. “Também estamos formando nossa equipe.  Nosso objetivo é fazer um excelente trabalho para todos os cearenses”, destacou o parlamentar eleito.

CASA DA CULTURA RECEBE A 1ª JORNADA DO PATRIMÔNIO TRATANTO SOBRE " CRIAR LAÇOS AFETIVO"

ZEZINHO ALBUQUERQUE PEDE AGILIDADE NA APROVAÇÃO DE MATÉRIAS

Presidente da AL, deputado Zezinho Albuquerque
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT) pediu, na abertura da sessão plenária desta terça-feira (30/10), apoio dos parlamentares na votação das matérias neste fim de ano.
“Devemos dar agilidade às discussões e votar o orçamento, mensagens do Governo e projetos de parlamentares”, disse. De acordo com o deputado, a ideia é limpar a pauta de fim de ano e ter tempo para discutir outros temas importantes.
O presidente também convidou a todos para participar da solenidade em comemoração aos 10 anos da Campanha Outubro Rosa. A celebração, conforme observou, atende solicitação da presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Fernanda Pessoa (PSDB), e ocorre no segundo expediente da sessão de hoje.

GOVERNADOR SE REÚNE COM SECRETARIADO PARA DEFINIR AÇÕES PRIORITÁRIAS ATÉ O FIM DO ANO


O governador Camilo Santana se reuniu nesta terça-feira (30) com secretários de Estado e presidentes de órgãos vinculados para fazer um balanço do planejamento do Estado e definir quais serão as ações prioritárias até o fim deste segundo semestre. O encontro do Monitoramento de Ações e Programas Prioritários (MAPP) é realizado no Pavilhão de Eventos da Residência Oficial, e teve como destaque o compromisso de toda a equipe do Executivo em cumprir o planejamento de manter o Ceará equilibrado financeiramente e seguir ampliando os investimentos públicos.

Camilo Santana reforçou que, este momento, junto ao secretariado e diretores de órgãos é fundamental para garantir o equilíbrio fiscal do Estado, em prol de melhores resultados e mais benefícios para a população cearense. “Vamos definir nosso planejamento, priorizando algumas obras que são fundamentais para serem concluídas ainda este ano. São várias escolas, várias ações na área da Saúde, tudo dentro das perspectivas das contas do Estado. Para encerrar o exercício desse mandato é preciso estar com todas as contas regulares e aprovadas. Isso vai ser feito a partir dessa avaliação dos investimentos a concluir”, disse.

Com o Ceará no posto de estado mais equilibrado do Brasil nos últimos anos e com Produto Interno Bruto com crescimento acima da média nacional, o governador garantiu que os próximos anos de administração estadual serão de ampliação das políticas públicas, das obras e de todo um campo de ações voltadas ao desenvolvimento econômico dos municípios cearenses.

“Não tenho dúvidas de que vamos também aumentar os investimentos esse ano comparado com o ano passado. Proporcionalmente já estamos com mais investimentos. Isso é importante porque significa injetar mais recursos na economia cearense, mais emprego e mais oportunidade”, finalizou.

RIO É ONDE PT MAIS PERDEU ELEITORES DESDE 2014

O Rio de Janeiro foi o estado onde o PT, derrotado nas eleições presidenciais de domingo (28), mais perdeu eleitores em relação ao segundo turno de 2014, quando Dilma Rousseff foi reeleita.
Há quatro anos, 4,4 milhões de eleitores fluminenses optaram pela candidata petista, que venceu Aécio Neves (PSDB) com 54,94% dos votos válidos no estado.
No domingo, entretanto, Jair Bolsonaro (PSL) conquistou  no Rio larga vantagem sobre Fernando Haddad (PT) e obteve 67,95% dos votos válidos, contra 32,05% do petista.
Haddad recebeu a confiança de 2,6 milhões de eleitores no Rio, ou seja, 1,8 milhões a menos do Dilma havia conquistado em 2014, mesmo com ligeiro crescimento do eleitorado, que passou de 12,1 milhões para 12,4 milhões neste ano.
Belford Roxo foi o município onde mais pessoas mudaram de preferência. Há quatro anos, 74,8% dos eleitores optaram por Dilma. Neste ano, Haddad recebeu apenas 31,1% dos votos do local.
Outras perdas significativas do PT foram nos municípios de Queimados e Japeri, com 71,9% dos votos contra 31,5% e 72,3% contra 33,5%, respectivamente. 
Na cidade do Rio de Janeiro, 50,7% dos eleitores votaram no PT em 2014, contra 33,6% neste ano. (Folha de S.Paulo)

INFORME - FEIRA DO APRAZÍVEL

A imagem pode conter: texto

CIRO A BOLSONARO: NÃO VIOLE RESPEITO QUE DEVE À NAÇÃO

Que não pense o senhor presidente eleito, nem de longe, em violar o respeito que deve ao conjunto da nação, independentemente de configurarem minorias ou grupos sociais críticos às suas posturas. Só assim merecerá o respeito à autoridade que adquiriu nas eleições", disse Ciro na nota em referência aos constantes ataques feitos por Bolsonaro a diversos segmentos sociais.
Para Ciro, "essa oposição que nasce não se confunde com forças que só defendem a democracia ao sabor de seus interesses mesquinhos ou crescentemente inescrupulosos ou mesmo despudoradamente criminosos".
Leia a íntegra da nota divulgada por Ciro Gomes em seu Facebook:

POPULAÇÃO PODE MARCAR VISITAS ÀS FONTES OLHOS D'ÁGUA DO PAJÉ

Pessoas interessadas em conhecer as fontes Olho D´água do Pajé, Patrimônio Cultural e Material do Município de Sobral, podem agendar visitas guiadas por técnicos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), nos dias de segunda a sexta-feira, de 08h às 12h e de 13h às 17h. 

As fontes de água morna nunca secam e tem reputação popular de serem medicinais e curativas, o local é a porta de entrada para quem quer visitar as paisagens da região de Taperuaba, Bilheira e Aracatiaçu.

O agendamento pode ser feito através do telefone (88) 3611-2016 ou pelo e-mail: parquesejardins@sobral.ce.gov.br

CINCO CHAPAS INSCRITAS PARA ELEIÇÃO DA OAB/CE QUE ACONTECE NO DIA 28 DE NOVEMBRO


Encerradas na segunda-feira, 29, as inscrições para as chapas interessadas em participar das eleições da OAB/CE, e cinco chapas foram inscritas para disputar o votos da advocacia no pleito que acontecem no próximo dia 28 de novembro na Centro de Eventos do Ceará.
A primeira candidata inscrita foi Roberta Vasques, atual vice-presidente da OAB/CE, que montou uma chapa com outros membros das diretorias como Fábio Timbó, Gladson Mota, Waldir Xavier(vice-presidente da CAACE) e Marcel Feitosa(presidente da ESA/CE).
Outro candidato com forte identificação com a situação é Erinaldo Dantas, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, que conta com o apoio do atual presidente da OAB/CE, Marcelo Mota, que após avaliar sua rejeição entre a classe, desistiu de concorrer a reeleição para ser candidato ao Conselho Federal da OAB.
A advogada Regina Jansen, conselheira da OAB/CE e presidente da comissão de direito previdenciário da OAB/CE, registrou sua chapa no último dia de inscrições.
Edson Santana acolheu em sua chapa outros nomes tradicionais da política de classe como Renan Viana, Júlio Ponte e Colares Filho (que disputou por três vezes a presidência da OAB/CE).
O advogado Luiz Antônio Lima também deixou para o último dia a inscrição de sua chapa. Ele não é membro nem do Conselho e nem das comissões temáticas da OAB/CE.
(Site Ceara News 7)

ADVOGADO MANOEL DE CASTRO C. NETO LANÇA LIVRO "PEQUENO SERTANEJO"


O Advogado e Professor Universitário Manoel de Castro Carneiro Neto estará lançando seu primeiro livro de contos neste dia 31 de outubro, às 19:30 h, no auditório da Academia Sobralense de Estudos e Letras-ASEL.
O livro, que retrata o cotidiano do homem do sertão, sob o olhar de um menino, foi apadrinhado pela Editora Scortecci, sediada em São Paulo e que há quase 40 anos publica livros em todo o Brasil. 

TRÊS PACTOS NECESSÁRIOS QUE SÃO CAPAZES DE UNIR OS BRASILEIROS

Luís Roberto Barroso 2018 [Carlos Moura/SCO/STF]
O novo presidente deve procurar denominadores comuns, consensos básicos capazes de unir todos os brasileiros. Eu proponho três:
a) um pacto de integridade para substituir o pacto oligárquico que tem prevalecido até aqui. Um pacto de integridade para elevar a ética geral do país envolve duas regras: (i) na ética pública, não desviar dinheiro nem ceder às chantagens fisiológicas da velha política; e (ii) na ética privada, não passar os outros para trás. O pacto de integridade precisa de uma reforma política capaz de baratear o custo das eleições, aumentar a representatividade democrática do Congresso e facilitar a governabilidade. Eu continuo a achar que deveríamos experimentar o voto distrital misto, no modelo alemão.
b) um pacto pela responsabilidade fiscal. Foi o descontrole das contas públicas que nos trouxe a este quadro de recessão, desemprego e desinvestimento. A urgência da reforma da previdência não é uma questão ideológica, mas aritmética. Se não fizermos logo, vamos entregar um país arruinado para os nossos filhos. Também é preciso acabar com o aparelhamento político das empresas estatais com gente desonesta. Provavelmente, a melhor solução será vender boa parte delas.
c) um pacto suprapartidário pela educação. Quando da sucessão da presidente Dilma Roussef pelo presidente Michel Temer, a grande discussão entre os formadores de opinião era quem seria o ministro da Fazenda, quem seria o presidente do Banco Central, quem seria o presidente do BNDES. A educação, que todos dizem que é prioridade, entrou no racha geral. Precisamos dos melhores nomes, dos projetos que deram certo pelo mundo afora e precisamos blindar a educação do varejo da política. Tivemos cinco ministros da Educação em quatro anos e meio. Não há política pública que resista a essa descontinuidade.
Ao contrário de outras áreas, em tema de educação já temos alguns diagnósticos precisos: (i) não alfabetização da criança na idade certa; (ii) evasão escolar no ensino médio; e (iii) déficit de aprendizado, isto é, os jovens terminam o ensino fundamental e o ensino médio sem terem aprendido o essencial. E há uma solução que tem sido chancelada por pesquisas recentes: a ênfase na educação infantil de zero a três anos, fase em que o cérebro da criança é uma esponja que absorve todas as informações que lhe são passadas. Esta é a hora de dar nutrição, afeto, respeito, valores e capacidades cognitivas.

PARTICIPANTES DO CÂMARA MIRIM APROVAM PROJETO QUE PROÍBE COMERCIALIZAÇÃO DE CANUDOS PLÁSTICO

Deputados mirins, alunos de escolas públicas e particulares participarão de Sessão Mirim no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, para discussão e votação de projetos por eles apresentados
Os participantes do programa Câmara Mirim, que simula o processo legislativo com crianças e adolescentes, aprovaram na última sexta-feira (26/10) um projeto de lei que proíbe a utilização e venda de canudos plásticos. Pelo texto, da aluna Natália Oliveira Pereira dos Santos, de Blumenau (SC), os itens de plásticos deverão ser substituídos por canudos metálicos, de papel, vidro ou outro material não danoso ao meio ambiente. O Câmara Mirim está em sua 14ª edição e, neste ano, reuniu 348 estudantes do quinto ao nono ano do ensino fundamental.
Nicolas Biscaia, de 11 anos, proveniente de Tijucas do Sul (SC), atuou como presidente da sessão final do evento, no Plenário Ulysses Guimarães. Ele é vereador mirim em sua cidade e adorou a oportunidade: “Acho que foi uma grande experiência para todos que estão aqui”.
Também vereador mirim em sua cidade natal, Jaraguá do Sul (SC), Vinícius Bonatti, de 13 anos, defendeu a proibição de canudos plásticos. “Essa proposta já está em andamento no Rio de Janeiro, e a gente quer que seja aplicada no Brasil inteiro, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e preservar a natureza”, ressaltou. 
Os deputados mirins levaram a sério o trabalho e disseram acreditar que a proposta aprovada possa ser apadrinhada por um deputado federal e passe a tramitar, de verdade, na Câmara dos Deputados, como já aconteceu em ocasiões anteriores.
Em 2007, por exemplo, o então deputado Paulo Henrique Lustosa (PP-CE) adotou um projeto apresentado no Câmara Mirim que veda o uso de pau-de-arara como transporte escolar. A proposta (PL 2561/07) tramita em conjunto com o PL 2397/07, que trata do mesmo assunto, e aguarda votação pelo Plenário.

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Lc 13,18-21)
— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

GRANJA SE PREPARA PARA COMEMORAR SEU 164º ANIVERSÁRIO


Para comemorar o 164º aniversário de Granja, a Prefeitura Municipal está preparando diversas atividades que vão acontecer durante a Semana do Município, durante os dias 27 de outubro a 05 de novembro, tendo como evento de abertura o lançamento do livro “Trajetória de um Sonho” no sábado (27), às 19h, na Secretaria de Cultura.


O livro conta a história do Movimento Cultural promovido na década de 90 pelo Grupo “CITY CAMPO”, em Granja, que visava fortalecer a poesia e a música de artistas da região.


No dia 31 de outubro, às 19h30, acontecerá a inauguração da sala “Setor Granja”, na Biblioteca Lívio Barreto, que concentrará todo o acervo bibliotecário referente à história do município de Granja.


O aniversário do município será comemorado, no dia 03 de novembro, com o II Passeio Ciclístico de Granja e um sorteio de vários prêmios após o passeio, na Praça Chaves Neto.


Ocorrerá também uma solenidade de assinatura do Projeto de Lei do executivo que “Institui os Procedimentos de Tombamento para a Proteção ao Patrimônio Cultural do Município de Granja”, no dia 05 de novembro, no Gabinete da Prefeitura.  


A programação será finalizada, no dia 07 de novembro, com solenidade de Entrega da Medalha Pessoa Anta e de Títulos de Cidadãos Granjenses, na Câmara Municipal, às 19h30.  


“Fico muito feliz de poder participar desse momento junto com os cidadãos granjenses. Conto com a presença de todos nas atividades da Semana do Município”, ressaltou a Prefeita Amanda Aldigueri.


RECEITA LÍQUIDA DA GRENDENE CHEGA A R$ 1,5 BI EM 09 MESES

De janeiro a setembro deste ano, a Grendene – com fábricas em Sobral, Fortaleza e Horizonte, sendo a maior empregadora de mão de obra do Estado – alcançou receita líquida de R$ 1,59 bilhão, um crescimento de 2,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
A empresa também registrou avanço do Ebitda de 1,5%, para R$328,1 milhões, mantendo os resultados operacionais quase em linha com os do ano anterior, porém com queda no lucro líquido afetado pelos resultados financeiros menores.
Apesar da queda nos embarques para o exterior, a Grendene manteve-se na liderança brasileira das exportações de calçados, posição que há mais de 15 anos, elevando a sua participação de 32,8, no período de 2017, para 33,5%. Nesse período, a companhia exportou 26,4 milhões de pares de calçados, com receita de US$ 116,2 milhões – menos 7,5% em relação aos nove primeiros meses do ano passado.
“No terceiro trimestre de 2018, o câmbio teve forte impacto positivo no resultado operacional, o que pode ser observado na elevação da receita unitária em reais por par exportado de 27,8% contra uma elevação em dólares de apenas 2,2%”, afirma Francisco Schmitt, diretor de Relações com Investidores da Grendene.
A empresa andou na contramão do mercado interno e registrou crescimento no volume de pares no terceiro trimestre e no período de janeiro a setembro, apesar da fraca demanda do setor de calçados. O volume de pares vendidos foi de 36,8 milhões no terceiro trimestre, com aumento de 1,1% em relação ao mesmo período de 2017. Apesar do pequeno crescimento no volume de pares, no acumulado do ano ainda deve estar à frente do crescimento do mercado interno, avalia Schmitt
A Grendene manteve a expressiva geração de caixa operacional no ano em R$ 427 milhões, elevando o caixa líquido para R$1,8 bilhão e o bruto para R$ 1,9 bilhão, com aumentos de 8,5% e de 6,5% respectivamente em relação a 31 de dezembro de 2017.
(Egídio Serpa - DN)

REFORÇADA SEGURANÇA NO LOCAL ONDE FUNCIONARÁ GOVERNO DE TRANSIÇÃO

Um dia depois da eleição presidencial, a segurança no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, que abrigará o gabinete de transição entre o atual governo Temer e o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), foi reforçada com a presença de homens e viaturas da Força Nacional de Segurança.
Agência Brasil apurou que os militares chegaram nesta segunda (29), por volta de 5h30. São aproximadamente 50 homens que devem se revezar 24 horas.
Como medida de segurança, as entradas que darão acesso ao gabinete do presidente eleito e às salas de reunião da equipe ganharam detectores de metais.

COMISSÃO DO CONCURSO DE CARTÓRIOS CONVOCA CANDIDATOS PARA ENTREGA DE DOCUMENTAÇÕES

A Comissão Organizadora do Concurso Público para Cartórios (notariais e registrais) do Estado convocou os candidatos aprovados nas provas discursivas (escrita e prática) para realizar a inscrição definitiva no certame, no período de 12 a 28 de novembro. A documentação deve ser entregue no setor de protocolo da sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), avenida General Afonso Albuquerque Lima, s/nº, bairro Cambeba, no horário das 8 às 18 horas.
A inscrição definitiva poderá ser requerida e entregue pessoalmente ou por intermédio de procurador com poderes especiais, devendo ser anexada a respectiva procuração com firma reconhecida ou passada em cartório. A relação dos convocados consta na Portaria 16/2018.
A documentação necessária consta no Edital 1/2018.
PROVAS DE TÍTULOS
Os candidatos relacionados para inscrição definitiva no certame ficam também convocados a fazer a entrega da documentação da prova de títulos. A convocação consta na Portaria 17/2018, publicada no Diário da Justiça dessa quinta-feira (25/10).
A documentação deverá ser encaminhada via Sedex/ECT para o Ieses, ao endereço constante do item 1.3.b do Edital 1/2018, com postagem no período de 12 de novembro a 28 de novembro de 2018.
A critério do interessado, a documentação da prova de títulos poderá ser entregue na mesma oportunidade em que for entregue a documentação de inscrição definitiva no protocolo do TJCE.
Não será recebida e avaliada a documentação da prova de títulos encaminhada via Sedex/ECT para o Tribunal de Justiça do Ceará.

BOLSONARO VAI DEPENDER DO CONGRESSO PARA APROVAR PROMESSAS

É com um Congresso renovado nas duas casas, que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) vai ter que discutir como aprovar as promessas de campanha.
Na Câmara, há 20 anos não havia uma renovação tão ampla. Foi também a maior renovação no Senado desde a redemocratização do Brasil. O Senado passa a ter 21 partidos.
Para aprovar, por exemplo, uma proposta que mexe com a Constituição e que precisa de pelo menos 49 votos dos 81 senadores, Jair Bolsonaro vai ter que negociar com os partidos menores.
Na Câmara, as negociações tendem a ser mais complicadas por causa do número ainda maior de partidos – 30 elegeram deputados – vai ser uma dificuldade a mais para costurar apoios: 148 deputados de 8 partidos devem fazer oposição a Bolsonaro.
PT – 56
PSB – 32
PDT – 28
PSOL – 10
PCdoB – 9
PROS – 8
PV – 4
Rede – 1

Ao lado do novo governo vão estar:
O PSL, partido de Jair Bolsonaro, que aumentou de 8 para 52 deputados. Até agora é a segunda maior bancada da Câmara, mas pode crescer com a adesão de deputados eleitos por partidos que não cumpriram a cláusula de barreira;
O PTB, com 10 deputados eleitos
E o PSC, com 8 deputados.
O "Centrão", que reúne muitos partidos, também vai ser decisivo:
DEM – 29
Progressista – 37
PSD – 34
PR – 33
PRB – 30
Solidariedade – 13

Analistas afirmam que o PPS, com 8 deputados, o MDB, com 34 e PSDB, com 29 vão ser o fiel da balança.
Na avaliação do analista político Juliano Griebeler, Bolsonaro vai ter que negociar com os partidos de centro para conseguir apoio.


"Ele vai ter que negociar com os demais partidos, com os partidos de centro, para conseguir construir esse apoio. Ter a capacidade de aprovar uma PEC, uma emenda constitucional, mas ele não vai conseguir fazer isso sem, de fato, negociar com as demais lideranças partidárias", disse.

GOVERNO DO CEARÁ REALIZA REUNIÃO DE SECRETARIADO NESTA TERÇA-FEIRA

O Governo do Ceará realiza reunião de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP) do Estado. O encontro, que vai contar com a presença do governador Camilo Santana e de todo o secretariado, acontece no Pavilhão de Eventos da Residência Oficial nesta terça-feira (30), a partir das 8h.

Serviço:

Governo do Ceará realiza reunião de secretariado
Data: terça-feira, 30 de outubro de 2018
Horário: 8h
Local: Pavilhão de Eventos da Residência Oficial
(Rua Deputado Moreira da Rocha, 1221, esquina com a Rua Silva Paulet, Meireles, Fortaleza/CE)

ABSTENÇÃO NA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL É A MAIOR DESDE 1998

O segundo turno das eleições teve a maior abstenção desde 1998: 31.370.372 de brasileiros não foram às urnas neste domingo. Esse total representa 21,3% do eleitorado brasileiro. Além disso, foram 2.486.571 (2,14%) de votos em branco e 8.607.999 (7,43%) de votos nulos.
Para o analista político Creomar de Souza, professor da Universidade Católica de Brasília, o alto índice de abstenção se deve à polarização do processo eleitoral. “Uma eleição muito polarizada expulsa os moderados”, afirmou o professor.
Em 1994, quando o tucano Fernando Henrique Cardoso foi eleito no primeiro turno, a abstenção chegou a 29,3% do eleitorado. Na eleição seguinte, o índice caiu para 21,5% do total de eleitores aptos a votar.
A partir das eleições de 2002, a taxa de abstenção ficou abaixo de 20%. Em 2002, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva derrotou o tucano José Serra, no segundo turno, os não votantes foram 17,7% dos eleitores.
Na reeleição de Lula, em 2006, foi registrado o menor índice do período: 16,8% do eleitorado. Na primeira eleição da petista Dilma Rousseff, a taxa de abstenção ficou em 18,1%. Na reeleição da petista, chegou a 19,4% do eleitorado.
(Agência Brasil)

HADDAD VENCEU NOS 184 MUNICÍPIOS DO CEARÁ

O candidato do PT a presidente da República, Fernando Haddad (PT), teve ampla maioria dos votos no Ceará contra o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). Com 99% das urnas apuradas, Haddad soma 71,02% dos votos e Bolsonaro, 28,98%.
Ao contrário de sua popularidade na maior parte do país, o novo presidente da República não foi o líder de votos em nenhum dos 184 municípios cearenses, repetindo o resultado do 1° turno.
O melhor desempenho do militar foi na capital, Fortaleza, com 44,39%; e nas cidades de Morrinhos (42,57%) e Marco (40,11%), na região Norte.
No total, Haddad conquistou 3.402.710 dos votos válidos. Bolsonaro obteve 1.383.919. Entre os cearenses, 78.114 eleitores votaram em branco, e 287.827 votaram nulo.

Ciro x Haddad

No 1° turno, o Ceará ficou dividido entre Ciro Gomes (PDT), terceiro colocado, e Fernando Haddad. Cada candidato ganhou em 92 municípios. Apesar da expectativa do PT de receber apoio do pedetista no 2° turno, Ciro embarcou para a Europa e não declarou voto em Haddad ao retornar às vésperas do pleito.
Em Sobral, berço político de Ciro, Haddad havia sido o 3° colocado no primeiro turno, com 17.663 votos. O petista, no entanto, subiu para 68.502 votos no 2° turno. Bolsonaro, segundo colocado, saiu de 22.714 votos para 33.492 votos no resultado final.
(Tribuna do Ceará)

CANDIDATO DO PDT GANHA ELEIÇÃO PARA PREFEITO EM CROATÁ


O município de Croatá, na Serra da Ibiapaba, tem novo prefeito desde o último domingo (28) quando Edilson Feliciano (PDT) foi eleito (na eleição suplementar) com 51,08% dos votos, contra seu adversário, Antônio Onofre (MDB) que obteve 48,92%.

A posse do novo prefeito da cidade do interior cearense que faz divisa com o Estado do Piauí, deve acontecer no dia 10 do próximo mês (novembro).

FALA DE CIRO APÓS O RESULTADO DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL


VEJA QUEM SÃO OS GOVERNADORES ELEITOS EM 2018


Governadores eleitos em 2018
(Clique para ampliar a aimagem)
Além de escolher o novo presidente da República, brasileiros foram às urnas hoje (28) em treze estados e no Distrito Federal para escolher o novo governador.
Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, João Doria (PSDB) foi eleito com 51,75% dos votos contra 48,25% de Marcio França (PSB). Já no menor colégio eleitoral, Roraima, Antonio Denarium (PSL), que nunca ocupou um cargo público, venceu a disputa com 53,36%, contra 46,64% de José de Anchieta (PSDB).
No Distrito Federal, o advogado Ibaneis Rocha (MDB) ganhou com ampla maioria (69,79%) do atual governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que disputava reeleição e ficou com 30,21%. Novidade na política brasiliense, Ibaneis começou a corrida eleitoral com apenas dois pontos percentuais nas pesquisas. O advogado é fundador de um dos maiores escritórios de advocacia da capital e prometeu, durante a campanha, construir moradias populares e escolas.
No segundo maior colégio, o empresário Romeu Zema (Novo) foi eleito governador de Minas Gerais, com 71,81% dos votos contra 28,19% de Antonio Anastasia (PSDB), que volta ao Senado por estar no meio do mandato. Como no DF, Zema começou a corrida eleitoral com pouca intenção de votos segundo as pesquisas, atrás de Anastasia e do atual governador do estado, Fernando Pimentel (PT). Zema será o primeiro governador do parido Novo, fundado em 2015 e que lançou a sua primeira candidatura à presidência esse ano, com João Amoêdo.
No Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) também teve uma ascensão no final do primeiro turno e foi eleito com 59,87% dos votos, derrotando o ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (DEM), que obteve 40,13% do total. Witzel é juiz e deixou a profissão para entra na política. Ele recebeu apoio da família de Jair Bolsonaro (PSL), principalmente de seu filho Flavio - eleito para o Senado - o que o ajudou a conquistar a eleição no estado.
A senadora Fátima Bezerra (PT), que deixa o Senado para assumir o estado do Rio Grande do Norte a partir de 1º de janeiro, será a única governadora mulher no próximo quadriênio. Ela foi eleita com 57,6% dos votos, derrotando Carlos Eduardo (PDT), que ficou com 42,40% do total.
Decisão no primeiro turno
Em 12 estados, a eleição para o governo dos estados foi decidida no primeiro turno. No Nordeste, três governadores ganharam com uma grande vantagem. Foi o caso de Camilo (PT) no Ceará que obteve 79,96% dos votos. Em Alagoas, Renan Filho (MDB) foi reeleito com 77,3% dos votos e na Bahia, Rui Costa (PT) foi para o segundo mandato com 75,5%. No Paraná, o filho do apresentador Ratinho, Ratinho Junior (PSD) foi eleito com 59,99% dos votos.
Composição dos estados por partidos
Apesar de ter sido derrotado na corrida presidencial, o PT é o partido com maior número de governadores. Neste ano, a legenda conseguiu ganhar em quatro estados, todos no Nordeste: Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. O partido, porém, perdeu o governo de Minas, segundo maior colégio eleitoral do país, que era comandado por Fernando Pimentel, que a partir de janeiro passará a ser governado por Zema, do partido Novo.
O MDB foi a legenda que mais perdeu governos regionais: passou de sete em 2014 para três nestas eleições. O partido perdeu o Rio de Janeiro, que era governado por Luiz Pezão, Sergipe, Tocantins, Rondônia, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, manteve Alagoas e conseguiu eleger nomes no Distrito Federal e Pará.
Já o PSL, partido do presidente eleito Jair Bolsonaro, que não possuía nenhum governo estadual, conseguiu eleger três governadores: Coronel Marcos Rocha, em Rondônia, Antonio Denarium, em Roraima e Comandante Moisés, em Santa Catarina.
O PSDB, por sua vez, passou de cinco estados para três, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. A legenda conseguiu manter o comando de São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil e há quase 30 anos governada pelos tucanos.
O MDB e o PSB têm três estados cada e o PSD e PSC, dois. Já o PP, PHS, PDT, PCdoB e Novo conseguiram eleger um governador cada.

(Congresso em Foco)