terça-feira, 30 de outubro de 2018

PARTICIPANTES DO CÂMARA MIRIM APROVAM PROJETO QUE PROÍBE COMERCIALIZAÇÃO DE CANUDOS PLÁSTICO

Deputados mirins, alunos de escolas públicas e particulares participarão de Sessão Mirim no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, para discussão e votação de projetos por eles apresentados
Os participantes do programa Câmara Mirim, que simula o processo legislativo com crianças e adolescentes, aprovaram na última sexta-feira (26/10) um projeto de lei que proíbe a utilização e venda de canudos plásticos. Pelo texto, da aluna Natália Oliveira Pereira dos Santos, de Blumenau (SC), os itens de plásticos deverão ser substituídos por canudos metálicos, de papel, vidro ou outro material não danoso ao meio ambiente. O Câmara Mirim está em sua 14ª edição e, neste ano, reuniu 348 estudantes do quinto ao nono ano do ensino fundamental.
Nicolas Biscaia, de 11 anos, proveniente de Tijucas do Sul (SC), atuou como presidente da sessão final do evento, no Plenário Ulysses Guimarães. Ele é vereador mirim em sua cidade e adorou a oportunidade: “Acho que foi uma grande experiência para todos que estão aqui”.
Também vereador mirim em sua cidade natal, Jaraguá do Sul (SC), Vinícius Bonatti, de 13 anos, defendeu a proibição de canudos plásticos. “Essa proposta já está em andamento no Rio de Janeiro, e a gente quer que seja aplicada no Brasil inteiro, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e preservar a natureza”, ressaltou. 
Os deputados mirins levaram a sério o trabalho e disseram acreditar que a proposta aprovada possa ser apadrinhada por um deputado federal e passe a tramitar, de verdade, na Câmara dos Deputados, como já aconteceu em ocasiões anteriores.
Em 2007, por exemplo, o então deputado Paulo Henrique Lustosa (PP-CE) adotou um projeto apresentado no Câmara Mirim que veda o uso de pau-de-arara como transporte escolar. A proposta (PL 2561/07) tramita em conjunto com o PL 2397/07, que trata do mesmo assunto, e aguarda votação pelo Plenário.