quarta-feira, 12 de maio de 2021

GOVERNO DO CEARÁ LANÇA SEGUNDO EDITAL DO PROGRAMA ÁGUAS DO SERTÃO PARA BENEFICIAR A POPULAÇÃO RURAL

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais na tarde desta quarta-feira (12), o lançamento do segundo edital de Manifestação de Interesse para o Programa Águas do Sertão, que destinará recursos para levar água de qualidade e saneamento a 56 novas comunidades rurais a serem selecionadas no edital. A solenidade de assinatura contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela, do secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, e do secretário-executivo de Saneamento da SCidades, Paulo Henrique Lustosa.

“Essa ação do Águas do Sertão se soma a uma série de ações de investimento que o Estado tem feito, seja através da nossa Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), que tem o SISAR, seja através do Projeto São José, que tem levado vários sistemas de abastecimento de água, seja através do Água para Todos. E, agora, o Águas do Sertão complementando o volume enorme de investimentos que o Estado tem feito”, afirmou Camilo.

O Programa Águas do Sertão é desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio da SCidades, com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade e fortalecer a resiliência da população rural cearense às secas e à escassez de água, melhorando as condições de saúde e qualidade de vida, através da implantação de soluções de abastecimento de água e esgotamento sanitário, ao mesmo tempo em que objetiva consolidar o Modelo de Gestão SISAR com ações de capacitação, treinamentos e fortalecimento de sua infraestrutura. Gestores municipais e gestores dos Sistemas Integrados de Saneamento Rural têm até 25 de maio para manifestar interesse, através de processo detalhado em http://sistemas.cidades.ce.gov.br/pas/.

Esta é a segunda fase do programa que conta com investimento total de R$ 250 milhões nas duas fases, com aportes do Banco KfW ao Governo do Estado, e contrapartida da SCidades, Cagece e Governo Federal, por meio do projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional (PISF). A iniciativa conta ainda com doação da Comunidade Europeia (LAIF).