Os benefícios são destinados a estudantes de cursos presenciais de graduação de Fortaleza e do Interior (Crateús, Quixadá, Russas e Sobral) que apresentem vulnerabilidade socioeconômica comprovada e que atendam aos critérios exigidos pelo edital. O objetivo é propiciar condições financeiras para permanência e desempenho acadêmico satisfatório desses estudantes.
O auxílio-creche é destinado a discentes que estejam frequentando regularmente as aulas em um dos cursos presenciais da UFC e que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica e detenham guarda e coabitem com filhos (as) em idade de seis a 48 meses incompletos.
Já o auxílio emergencial é voltado a estudantes que apresentem vulnerabilidade socioeconômica comprovada e que atendam a um dos requisitos previstos nos anexos do edital. Serão ofertadas até 217 vagas, assim distribuídas: até 177 para estudantes dos campi da UFC em Fortaleza; 10 para Crateús; 10 para Quixadá; 10 para Russas; 10 para Sobral.
Os candidatos serão classificados de acordo com o nível de vulnerabilidade socioeconômica, de forma que as vagas serão preenchidas segundo a ordem decrescente da vulnerabilidade, conforme apontado no edital.