Após o rompimento declarado entre petistas e pedetistas, a cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) correu atrás de um nome que possa fazer frente a uma disputa eleitoral ao Governo do Estado, com possibilidade de pontuar bem nas urnas. Acontece que a sigla, nos últimos meses, não preparou nenhum filiado com capacidade de disputa, enquanto que Capitão Wagner vem trabalhando há mais de um ano e o PDT conta, agora, com Roberto Cláudio, liderança política já reconhecida pelos cearenses.
O deputado federal José Nobre Guimarães, para tentar atender às dúvidas da opinião pública sobre um nome do PT capaz de encarar a disputa majoritária, apresentou oito nomes, inclusive, o seu. Dentre os possíveis quadros do PT estão o também deputado federal José Airton Cirilo, que chegou a disputar eleição ao Governo do Estado em 2002, há quase 20 anos, e foi derrotado por Lúcio Alcântara no segundo turno daquele pleito.
Ele ainda apresentou o nome de Luizianne Lins, ex-prefeita de Fortaleza, que desde 2012 vem acumulando derrotas nas disputas majoritárias, bem como Elmano de Freitas, que ficou na quarta colocação na disputa para a Prefeitura de Caucaia, em 2020, e foi ao segundo turno do pleito de 2012, em Fortaleza, na primeira vitória de Roberto Cláudio como prefeito.
Os vereadores Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar também entram na lista apresentada por José Guimarães, mas são pré-candidatos a deputado estadual. Os deputados estaduais Augusta Brito, recém filiada ao PT, e Fernando Santana também foram incluídos na lista de nomes do PT ao Governo do Estado. Desses, somente Santana tem uma ligação mais próxima com o ex-governador, inclusive, histórico semelhante.
(Blog do Edson Silva)