segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

CID FALA DE PÁGINA VIRADA COM O PDT, CITA IZOLDA E NEGA ASSUMIR LUGAR DE EUDORO


Após se filiar ao PSB Ceará, o senador Cid Gomes pontuou algumas missões, entre elas, “caminhar junto com amigos”. Ele fez referência não somente aos pessebistas, mas também aos recém-filiados prefeitos e a ex-governadora Izolda Cela.

“Nós somos um conjunto de pessoas e partidos para que o Ceará melhore a condição de vida do nosso povo. Tem hora que tem um problema ou outro, mas reagrupamos esse arco de forças que me reelegeu, reelegeu o Camilo e boa parte dele elegeu o Elmano depois de uma página (saída do PDT) que eu quero ver virada e não quero mais fazer comentário”, explicou.

Entretanto, minutos antes de dialogar com jornalistas sobre isso, Cid, no palco ainda, fez um comentário bem pertinente aos seus aliados petistas, liderados por Camilo. Para o senador, “não é bom para a política do Ceará ter um partido só com as três principais posições”. Sem citar nominalmente o Partido dos Trabalhadores e contrariando o slogan de “Ceará Três Vezes Mais Forte”, surpreendeu ao falar que o melhor seria “compartilhar os espaços, com mais luz e, consequentemente, mais ideias”. Ficou por isso mesmo e ninguém o contrariou.

A maior prova que Cid pensa dessa forma foi exemplificado quando saudou o seu aliado, também ex-pedetista e agora petista, Evandro Leitão. Para o senador, Evandro é um homem muito bom, um amigo fiel, mas, “pelo seu gosto, não estaria no PT”. “Evandro era para estar no meu partido”, disparou ao lado de inúmeros petistas que, sem saber o que fazer, apenas se divertiam.  

Por outro lado, não podia deixar de celebrar a presença de seus companheiros. Camilo Santana, por exemplo, foi altamente celebrado por Cid, assim como o seu pai. “Conheci o Eudoro quando Tasso era governador do Ceará. Aprendi a admirá-lo desde essa época. Me orgulho muito de ter conquistado sua amizade e foi por ela que conheci o Camilo, seu filho. Nesse período, pedi ao Camilo para me ajudar no governo do Estado”, disse.

“Juro na cruz de Deus, por tudo que é mais sagrado, que quando procurei o Camilo para ser governador não era para ser capacho meu, esse é o primeiro caminho de uma briga. Quando procurei ele, era para ser um governador melhor do que eu. Esse sempre foi meu desejo, e digo sem problema de vaidade, o Camilo é hoje a maior liderança do estado do Ceará”, disse sob aplausos calorosos da plateia e de batucadas de membros da banda que se encontravam fora da sala no Marina Park. 

Além de Camilo, celebrou também a sua amizade com Luizianne Lins, deputada e pré-candidata por Fortaleza. “Luizianne foi fundamental na minha primeira vitória de governador. Eu não teria aliança com o PT se não fosse a Luizianne. Eu nunca deixei de votar nela. A Luizianne é uma lutadora, uma guerreira”, disse, sugerindo, então, seu possível apoio em relação a pré-candidatura, que conta com cinco nomes no PT lutando pela vaga. Assim que Cid terminou seu discurso, Luizianne foi embora ou, pelo menos, só saiu do palco.

Filiação

Para Cid, a filiação não foi um ato visando disputar cargos políticos em 2024. “Estou me filiando, assim como Izolda, sem pensar em candidatura. Estamos filiando uma ex-governadora que representa a força da mulher e que possui uma série de qualidades que motivaram fazer um convite para o PSB. O futuro a Deus pertence, vejamos os próximos passos”, comentou.

Lugar de Eudoro

Ao ser questionado sobre assumir a liderança do PSB no Estado, Cid fez questão de dizer que o partido está em boas mãos. “Não há no Ceará quem dê mais notoriedade, respeitabilidade que o Eudoro. Eu não tenho vaidade. O que eu me esforço, e o que me fez mudar agora, não são decisões de uma pessoa só. A democracia se faz com o voto do povo e instituições democráticas que ouçam seus representantes. O Eudoro à frente é um orgulho”, ressaltou.

Fortaleza

Para a capital cearense, Cid destacou a importância de formar liderança a fim de concorrer ao pleito que se avizinha. Com a presença do senador, desse modo, a promessa de Eudoro se concretiza. A partir de agora, o PSB é um dos maiores partidos do Ceará em número de prefeitos. 100 vereadores entraram e, segundo Cid, vários deputados irão se filiar à legenda a partir de março/abril.

Quem sabe, assim, as pessoas conheçam mais o PSB e a figura de liderança de Eudoro, apegada por muitos, como o ex-governador Tasso Jereissati, apenas como o “pai de Camilo”, o que, em suas palavras de opositor, representa um coronelismo no Estado.

Para finalizar e exemplificar, uma infelicidade: Eudoro chegou cedinho, foi direto para a área dos políticos e foi barrado pela segurança. “Cadê o seu adesivo? Se não tem adesivo, não pode entrar”. Ao lado e observando a situação, anunciei: “Esse é Eudoro, presidente da sigla no Ceará”. Após escutarem, liberaram o cearense de 87 anos.

(FOCUS)