segunda-feira, 17 de junho de 2024

GOVERNO DO CEARÁ REALIZA TERCEIRA EDIÇÃO DA FEIRA LITERÁRIA DO CEARÁ, DE 20 A 22 DE JUNHO, EM ARACATI

 


Fomentar o acesso ao livro, leitura e à literatura, estimular a formação de leitores e valorizar a cultura como vetor do desenvolvimento sustentável. Esses são alguns dos objetivos da Feira Literária de Aracati, Sobral e Icó (Flasi), realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), e pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), com o apoio da Lei Paulo Gustavo. Em uma ação de descentralização das políticas públicas de cultura, a Flasi chega a sua terceira edição realizando a Festa Literária de Aracati, de 20 a 22 de junho. Cada edição da Feira, que já passou por Sobral e Icó nos meses de maio e junho, conta com a realização de diversas atividades, como produções artísticas e culturais da região, atividades formativas e debates com autores, além de feira literária, recebendo, por três dias, uma programação diversificada composta de atividades que convidem a fruição e leitura. 

Chegando em sua terceira edição, as Festas Literárias criaram uma rede de ações voltadas para o campo do livro, leitura e da literatura, com foco nas produções locais que estão sendo produzidas na atualidade e que se fazem pertinentes para o debate sobre produção da área. Trata-se de uma ação estratégica que contribui para o desenvolvimento humano e promoção da cidadania. A ampliação do acesso ao livro representa a aquisição e expansão de repertórios culturais da população, possibilitando uma leitura de mundo crítica e expandida nos âmbitos pessoal, social, profissional e político.


Para além das oficinas e seminários, as Festas Literárias também oferecem lançamentos de livros, apresentações artísticas e conversas com autores. Sobral, Icó e Aracati, os municípios que recebem edições da Festas, são cidades históricas, com conjuntos urbanos e paisagísticos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reunindo importantes remanescentes da arquitetura dos séculos XVII e XVIII.