terça-feira, 6 de agosto de 2024

SOBRAL ALCANÇA A MARCA DE MIL TONELADAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS RECOLHIDOS

 


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), vem desenvolvendo desde 2021 uma série de ações para o manejo adequado dos resíduos produzidos no município. De 2021 a junho de 2024, os equipamentos acompanhados pela célula de coleta seletiva já receberam mil toneladas de materiais recicláveis.


Ao todo, existem três Centrais de Tratamento de Resíduos (CMR). A primeira, localizada no bairro Cohab 2, é operada pela Associação Força de Vida. A segunda, no bairro Juvêncio de Andrade, é operada pela Associação Dom José Tupinambá da Frota. A terceira, situada no bairro Dom José, é operada pela Associação Dom José.


Além das centrais, há também os galpões do bairro Sumaré e do distrito de Aracatiaçu, 38 ilhas ecológicas e 21 triciclos 100% elétricos, com emissão zero de CO². Desse modo, Sobral contribui com ações para a preservação do meio ambiente e, principalmente, gera renda para as famílias de catadores associados.


"É notório que os avanços com a implementação da coleta seletiva resultaram na diminuição dos gastos com a limpeza urbana, assim como na inclusão social das associações de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis legalmente constituídas, gerando renda para aqueles que vivem da atividade dos recicláveis. Além disso, contribuem com o meio ambiente, aumentando a vida útil do aterro sanitário, e garantem o tratamento adequado desses materiais," explica a coordenadora de Gestão Integrada de Resíduos, Cirliane Viana.