Sobral conquistou a nota 9,6 na avaliação dos anos iniciais (1º ao 5º ano) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, entre todos os municípios do Brasil com mais de 70 mil habitantes, ficando em primeiro lugar no ranking. Nos anos finais (6º ao 9º), o município também se destacou alcançando a nota 7,9.
A média da rede pública municipal de ensino de Sobral nos anos iniciais do Ensino Fundamental foi superior às médias do Ceará (6,5) e do Brasil (5,7), e nos anos finais do Ensino Fundamental também superou a média estadual (5,4) e nacional (4,7).
Os dados, divulgados nesta quarta-feira (14/08) pelo Ministério da Educação, mostram a realidade de mais de 5 mil redes públicas municipais de ensino. Eles são obtidos com base na proficiência dos estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental em avaliações de Língua Portuguesa e Matemática.
O Ideb é calculado com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, que avalia os conhecimentos dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.
SOBRE O IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).