O município de Sobral atingiu a marca de mais de 12,1 mil toneladas de eletroeletrônicos recolhidos, campanha fruto de parceria entre a Prefeitura de Sobral e o Grupo Eco-Central. São três os pontos de entrega voluntária, que estão localizados na sede da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), no Mercado Público e na Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA). Entre os itens recolhidos estão televisores, computadores, ventiladores, celulares, pilhas, baterias e outros materiais.
Esses resíduos serão destinados à logística reversa, processo que visa reduzir o impacto ambiental e promover a reciclagem dos componentes, garantindo uma gestão responsável e a preservação do meio ambiente. O descarte inadequado de aparelhos eletroeletrônicos é uma ameaça significativa ao meio ambiente e à saúde, devido à liberação de substâncias tóxicas e poluentes quando descartados de forma irregular.
De acordo com a coordenadora de Gestão Integrada de Resíduos, Cirliane Viana, a viabilização do descarte adequado dos resíduos eletroeletrônicos é de extrema importância para o bem-estar do meio ambiente. “Além de diminuir os impactos ambientais dos elementos contaminantes que neles contêm, são reutilizados na cadeia produtiva, e essa parceria com a empresa gera desconto na conta de energia de uma associação de catadores”, destacou.
A campanha tem como principal objetivo incentivar a correta disposição desses resíduos, prevenindo a contaminação ambiental e promovendo a reintegração dos materiais na cadeia produtiva por meio da reciclagem. Essa ação contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade da cidade.
Os pontos de entrega voluntária funcionam nos seguintes locais:
Secretaria da Conservação e Serviços Públicos: Rua Dr. João do Monte, 535 – Centro.
Mercado Público: Cruzamento da Av. Diogo Gomes com Viriato de Medeiros – Centro.
Agência Municipal do Meio Ambiente: Av. Cel. José Euclides Ferreira Gomes, 341 - Campo dos Velhos.
Números de recolhimento de eletroeletrônicos por ano:
2022: 2.962,22 toneladas
2023: 5.529,23 toneladas
2024: 3.633,05 toneladas