Na próxima sexta-feira, dia 13 de dezembro, a partir das 17h, o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE) realizará a Sessão Solene de Posse dos novos dirigentes da instituição, eleitos para o biênio 2025-2026. O evento contará com a presença de magistrados, servidores e membros da sociedade e ocorrerá na casa-sede do órgão.
Durante a cerimônia, a desembargadora Fernanda Maria Uchoa de Albuquerque assumirá a Presidência. O desembargador Francisco José Gomes da Silva será empossado como vice-presidente. Já o desembargador João Carlos de Oliveira Uchoa ocupará o cargo de corregedor regional.
A solenidade será transmitida ao vivo pelo canal do TRT-CE no Youtube.
Currículos
Natural de Fortaleza (CE), a desembargadora Fernanda Fernanda Maria Uchôa de Albuquerque foi promotora de justiça no Ministério Público do Estado do Ceará. Foi professora do curso de Direito da Universidade de Fortaleza e da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Foi membro do Ministério Público do Trabalho e assumiu a chefia da Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região em 1999. Em março de 2014, foi empossada desembargadora do TRT-CE. No Tribunal, já assumiu os cargos de ouvidora-geral, presidente da Terceira Turma de Julgamento e também ocupou a Vice-Presidência no biênio 2021-2022.
Já o vice-presidente eleito, desembargador Francisco José Gomes da Silva, é natural de Sobral (CE). Foi funcionário do Banco do Brasil. Em 1989, concluiu o curso de Direito na Universidade Federal do Ceará e passou a advogar para trabalhadores e sindicatos de categorias profissionais. Foi coordenador da Procuradoria Jurídica do Instituto de Previdência do Município – IPM. Entre 2013-2014, assumiu o cargo de coordenador jurídico da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Em março de 2014, tomou posse como desembargador do TRT-CE. É vice-diretor da Escola Judicial do órgão desde 2023.
O corregedor regional eleito, João Carlos de Oliveira Uchôa, é formado em Direito e em Filosofia. Tomou posse na Justiça do Trabalho do Ceará em fevereiro de 1994. Foi promovido ao cargo de juiz-presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Juazeiro do Norte em 1998. Atuou também como titular das varas do trabalho de Iguatu, Crateús, Limoeiro do Norte, 9ª e 15ª de Fortaleza. Foi empossado desembargador do TRT-CE em março de 2023.