sexta-feira, 22 de março de 2019

CÂMARA REALIZARÁ EXPOSIÇÃO NAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA CONFIRMAÇÃO DA TEORIA DA RELATIVIDADE


Câmara realizará exposição nas comemorações do Centenário da confirmação da Teoria da Relatividade
O Centenário do Eclipse de Sobral é o tema de exposição a ser realizada na Câmara dos Deputados, nos dias 13 de maio e 07 de junho, no corredor de acesso ao plenário, por solicitação conjunta dos deputados federais Leônidas Cristino e André Figueiredo, ambos do PDT.
O evento integra a programação das comemorações dos 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade Geral formulada pelo físico alemão Albert Einstein. A cidade de Sobral planeja uma extensa programação para comemorar o Centenário, que agora no mês de março, nos dias 27 a 30, realiza uma Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Centro de Convenções.
O evento da SBPC tem como tema “Educação Básica de Qualidade: currículo, carreira e gestão escolar”. A agenda inclui debates sobre a experiência educacional de Sobral, experiências exitosas na educação básica e o seminário uma Janela para o Cosmos Sob o Sol de Sobral com cientistas que darão palestras sobre o Centenário da Teoria Geral da Relatividade.
Tudo começou quando uma expedição de cientistas da Inglaterra e Brasil se deslocou até Sobral para observar, no dia 29 de maio de 1919, o mais famoso eclipse solar da história. A observação ajudou a confirmar a teoria geral da relatividade, que superou a teoria gravitacional de Isaac Newton, um conhecimento consolidada há dois séculos, e veio a alterar profundamente a visão do universo pelo homem.
Por isso, 2019 foi proclamado como o Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação pelos governos de ambos países. O episódio faz parte da história de Sobral, do Brasil e do Universo, disse Leônidas Cristino. O deputado se congratulou com a Prefeitura Municipal de Sobral, Governo do Estado do Ceará e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) pela participação decisiva na realização de toda a celebração do acontecimento que marca a história da ciência ocidental.