quinta-feira, 1 de outubro de 2020

GOVERNO DO CEARÁ CONSTITUI FUNDAÇÃO DE SAÚDE

Na tarde desta quarta-feira (30), solenidade no Palácio da Abolição, em Fortaleza, formalizou a criação da Fundação de Saúde do Ceará (Funsaúde). Na ocasião, o governador Camilo Santana apresentou e empossou os integrantes das diretorias e conselhos da entidade.

A cargo da fundação ficará a gerência dos serviços assistenciais do Estado, visando fomentar a promoção e execução dessas ações de maneira regionalizada dentro do Sistema Único de Saúde, destacou Camilo Santana. “Hoje o Ceará tem cinco macrorregiões de saúde. A ideia é que, em cada uma dessas, 90% das demandas de saúde da população sejam resolvidas na própria região. Por isso estamos ampliando os hospitais, Samu’s, fortalecendo os consórcios públicos de saúde. Desde o início de 2019 estamos construindo um Plano de Modernização da Saúde pública do Ceará que possa integrar melhor com os equipamentos da União, se aproximar mais do cidadão, acolher melhor as pessoas, dar mais eficiência. O papel da fundação é agilizar e proporcionar melhores condições para executar os trabalhos de saúde nos nossos equipamentos de saúde, de forma mais rápida e inteligente”, ressaltou o Governador. Para chegar a esses resultados, a Fundação de Saúde abrirá processo seletivo público para o preenchimento de vagas.

Para o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, a Funsaúde “é um ponto fundamental e estratégico para todo um plano do Governo e da Secretaria da Saúde para a estruturação da saúde do Ceará, que tem como marca a questão da transparência, valorização das pessoas e empreendedorismo na área, que inclui ciência, tecnologia, formação”.

A Funsaúde é a concretização de um planejamento com o objetivo de ampliar a oferta de atendimento em consonância com uma melhor qualidade nos serviços de saúde.

Sob a coordenação da Sesa, a Fundação terá como função apoiar os municípios na execução dos serviços regionais de saúde e a Comissão Intergestores Regional em sua governança interfederativa. A Secretaria da Saúde funcionará como autoridade regulatória e contará com agências regionais de saúde, que auxiliarão nas atividades técnico-administrativas necessárias para a garantia de serviços à população. Dentre os empossados está a diretora-executiva da Fundação, Josenília Gomes.