Marlisson Frota Magalhães e Ana Rosa Magalhães foram os alunos eleitos para representar a região no Parlamento Jovem - Foto: Júnior Pio / Alece
A escolha ocorreu durante a terceira edição do Seminário Regional de Escolas Legislativas do Ceará, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), e realizado nesta quinta (25/09) e sexta-feira (26/09), no município de Granja.
Deputado licenciado Simão Pedro (PSD) - de camisa azul no centro da foto - acompanhou as atividades - Foto: Júnior Pio / Alece
O deputado licenciado Simão Pedro (PSD) acompanhou o processo eleitoral e destacou a importância do projeto, que visa oportunizar uma vivência política para os jovens. Para o parlamentar, “a política é o único meio de melhorar a vida dos cidadãos e cidadãs, e agora os eleitos aqui terão a oportunidade de representar seu município, sua região, e levar uma carta-proposta para o Parlamento representando seus colegas, familiares e o lugar onde vivem”.
A diretora acadêmica e presidente em exercício da Unipace, Sarah Pinto de Holanda, também reforçou a importância da vivência política dos jovens, argumentando que o projeto é um vivência da democracia na prática. “Vocês estão construindo a história da escola de vocês neste momento. A história não acontece apenas para os políticos e aquelas pessoas que ficaram marcadas por algum motivo. A história pertence a cada um de nós, e espero que durante estas atividades vocês possam testar essa consciência”, ressaltou.
Atividades contaram com desfile cívico e banda de música formada por estudantes - Foto: Júnior Pio / Alece
A atividade, que culminou com a eleição de Ana Rosa e Marlisson, envolveu 63 estudantes e contou com roda de conversa com o tema “História do Brasil”, com apresentação de produções artísticas elaboradas pelos estudantes inspiradas no livro “O castiçal, a escrivaninha, a cadeira e o rascunho”, além da realização da oficina “O Povo e o Poder Legislativo”, ministrada pelo professor da Unipace Felipe Fernandes. Nela, foram apresentados conhecimentos técnicos e legais sobre as atividades parlamentares.
A estudante Ana Rosa Magalhães elogiou a experiência e avaliou que o projeto ajuda tanto na educação quanto no desenvolvimento crítico, ao estimular “os alunos a desenvolverem suas próprias opiniões e o desejo de escolher por si quem querem que os represente no Parlamento”. E completou: "espero cumprir muito bem esse papel”.
Já Marlisson Frota comentou que a inserção de jovens em rodas de conversa sobre política é de grande importância para a capacidade de compreensão da realidade e desenvolvimento crítico.
Dâmata Sousa, professora da turma, considerou a participação dos alunos no Parlamento Jovem como um momento fundamental na vida de cada um. De acordo com ela, a turma “já tem o senso político aflorado, mas o projeto fez com que o sentimento crescesse de cada um”. “Foi muito fortalecedor, pois eles se engajaram, vibraram, eles têm um sentimento de pertencimento muito grande pelos colegas que concorreram, e tudo isso é muito motivador para eles”, explicou.
A atividade seguiu com a entrega da edição especial e atualizada da Constituição Estadual do Ceará, revista pela Diretoria Legislativa da Alece. Ao final, os estudantes promoveram um desfile cívico com banda formada por estudantes em homenagem aos representantes eleitos.
A programação da terceira edição do Seminário Regional de Escolas Legislativas do Ceará segue nesta sexta-feira (26/09), com a solenidade de encerramento, que ocorre a partir das 8h, no Clube Arrudão.