segunda-feira, 10 de novembro de 2025

EFTA SOBRAL: ALECE DIVULGA RESULTADO DA SELEÇÃO DE ADVOGADO PARA A UNIDADE

 

 Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) publicou, na sexta-feira (07/11), o resultado do processo simplificado para seleção de um advogado para atuação na unidade do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA), que será inaugurada em Sobral. 

O processo contou com duas fases, sendo a primeira de análise curricular e de cartas de motivação, e a segunda de entrevistas com os candidatos. O resultado pode ser acessado na página do Escritório no site da Alece. A seleção foi conduzida por uma comissão especial de avaliação que contou com representantes de órgãos do Legislativo estadual e de outras instituições, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), assim como uma representação dos movimentos sociais assessorados pelo escritório.

O primeiro lugar, entre os inscritos, ficou com a advogada Ana Carolina Nunes de Macedo Sales, que desenvolverá atividades de assessoria jurídica popular judicial e extrajudicial, acompanhando processos e desenvolvendo ações de educação em direitos humanos com coletivos, comunidades, movimentos sociais e indivíduos vulnerabilizados em situação de violação de direitos humanos.

O coordenador do órgão, Higor Rodrigues, ressalta que o processo prezou pela transparência e pela participação social. “Ao garantir a escolha dos profissionais do EFTA, por meio de seleção pública e com a participação de outros atores implicados na defesa dos direitos humanos, nós conseguimos garantir que a pessoa selecionada esteja alinhada com os princípios que regem a atuação do escritório”, destacou. 

 A unidade do Escritório em Sobral é fruto de uma parceria celebrada entre a Alece e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A expansão física do EFTA para o norte do Estado permitirá a ampliação dos atendimentos que já são oferecidos às comunidades e aos movimentos da região, potencializando o trabalho do órgão na defesa dos direitos humanos.