segunda-feira, 10 de novembro de 2025

PACTO CEARENSE PELA PRIMEIRA INFÂNCIA RECEBE A ADESÃO DAS 184 PREFEITURAS DO ESTADO


Os compromissos propostos pelo Tribunal de Contas do Ceará com o desenvolvimento infantil continuam sendo firmados em todo o Estado. As 184 prefeituras aderiram ao Pacto Cearense pela Primeira Infância, ação que visa estimular e fortalecer políticas públicas para crianças de zero a seis anos. A informação pode ser conferida no site oficial do Pacto.

O envolvimento das administrações municipais e o compromisso da Corte com a causa são reforçados pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Rholden Queiroz. “Sabemos da importância desse tema e do quanto exige envolvimento contínuo, dedicação e trabalho conjunto. Seguimos atentos aos compromissos firmados e colaborando com as ações municipais voltadas aos pequenos cearenses”, afirmou.

A mobilização reforça o engajamento dos municípios com o desenvolvimento infantil e evidencia a relevância do trabalho conjunto entre Estado e gestão local para ampliar o cuidado, a proteção e as oportunidades destinadas às crianças. As adesões resultam, também, das visitas da equipe do Tribunal ao interior do Estado, nos meses de abril, maio e junho, por meio de eventos em oito regiões do Ceará.

As iniciativas relacionadas à Primeira Infância estão alinhadas à Agenda ESG 2025 do TCE Ceará, que reúne também outros eixos prioritários do Tribunal: Saneamento Básico, Mudanças Climáticas e Acessibilidade e Inclusão. Nesse contexto, a Corte de Contas estimula a atenção da gestão pública às práticas de governança socioambientais.