quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A CRONOLOGIA DO SEQUESTRO

Luiz Carlos Dantas(Delegado Superintendente) e Cel Gilvando(3°BPM)
Francisco de Jesus Pereira(Neguim do Diogo) já preso
Diarista Zélia já na Delegacia Regional
Evanildo Oliveira Sousa pai de Heitor de 5 meses
Populares na Av. Dr. Guarany
Policiais do Ronda e Guarda Civil de Sobral isolando a área
1 - Mais uma vez as forças de segurança que atuam em Sobral mostraram maturidade e senso de união. Policia Militar, Policia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, e até a Defesa Civil, trabalharam unidas para que a melhor solução fosse encontrada.
2 - Presença dos representantes da Justiça, Dr. Marcelo Rosendo, Juiz da Infância e Adolescência, Dr. Cavalcante Neto, Juiz Substituto, promotores Juliana Cronemberg e Alexandre Pinto, foi decisiva para garantir ao seqüestrador as garantias de segurança de sua vida.
3 - Brilhante a atuação do Dr. Herbert Ponte e Silva, delegado regional de Policia Civil, e do Cel. Gilvandro Oliveira, comandante do 3º BPM, que atuaram como negociadores até a chegada do Dr. Dantas, vindo de Fortaleza.
4 - Louvável também a atitude do prefeito Leônidas Cristino, que não arredou pé do local, cancelando inclusive dois compromissos, e pondo a disposição o veículo exigido pelo sequestrador para a fuga.
5 - Dr. Luis Carlos Dantas, que está na Policia Civil há 32 anos, já participou de outros 41 eventos semelhantes a este, desarmou o sequetrador travando com a mão o tambor do revolver, quando este, num momento de aparente calma, desengatilhou a arma.
6 - Governador Cid Gomes, preocupado com a situação do sequestro, manteve por várias vezes contato com o prefeito Leônidas Cristino para saber o andamento da situação.
7 - A Av. Dr. Guarany ficou repleta de curiosos, assim como a Delegacia e a Santa Casa, após a rendição e o salvamento das vítimas. População revoltada queria a todo custo linxar o sequestrador.
8 - O sequestrador Manoel Diogo, conhecido como Neguim, saiu da Penitenciária Regional de Sobral na última quinta-feira, dia 24. Respondia por assalto, furto e danos materiais. Segundo informações, a notícia do sequestro já chegou a PIRES, e Neguim deverá ter uma calorosa recepção por parte dos demais internos.
9 - Durante o sequestro, Manoel Diogo fumou crack e bebeu champanhe. Passou o tempo inteiro com o révolver calibre 38 em punho, e em vários momentos, segundo Dr. Dantas, fez uso de uma faca tipo peixeira.
10 - Dr. Luis Carlos Dantas, com seus conhecimentos e habilidades, depois de receber todas as informações dos negociadores que o atecederam, tirou o blaser, levantou a camisa e adentrou a casa sem nenhuma arma. Na negociação, trocou uma refém por um colete a provas de balas, que terminou não usando, preferindo sair com a sua camisa do São Paulo Futebol Clube.
11 - Frio e calculista, Manoel Diogo ao sair da casa, fez uma vistoria panorâmica em toda a rua, ao perceber que havia um militar e uma equipe do COTAM com armas apontadas para ele, fez questão de atravessar a avenidaa, e se postar escorado no muro da casa de frente, diminuindo assim as possibilidades de ação dos atiradores.
12 - Para chamar a atenção dos negociadores, Manoel Diogo simplesmente destruiu tudo o que viu no interior da casa, que mais parecia ter sido atingida por um vendaval.
13 - A casa onde aconteceu o sequestro fica a cerca de 50 metros do posto da Policia Federal. Seus agentes acompanharam toda a movimentação, mas impossibilitados pela Lei, mantiveram-se fora das negociações.
14 - O importante é que tudo finalmente acabou bem.
(Por Rubens Lima e Fotos de Armando Costa)