terça-feira, 1 de dezembro de 2009

INAUGURAÇÃO DO METRÔ DO CARIRI

O Governo do Estado vai entregar à população do Cariri o primeiro projeto de requalificação do transporte de passageiros no Interior do Estado. O Metrô do Cariri, que liga as cidades do Crato e Juazeiro do Norte, será inaugurado nesta terça-feira (01/12).
A solenidade de inauguração do Metrô do Cariri será feita em duas fases. A primeira, às 19h30min, a cerimônia será na Estação do Crato; e às 20 horas, a inauguração será na Estação de Juazeiro do Norte. Nesse mesmo momento, Cid Gomes assinará ordem de serviço para a construção da rodovia que liga Jardim a Barbalha. A obra terá 38 quilômetros de extensão e receberá investimento de R$ 18,67 milhões. O prazo de construção é de 360 dias.
O Metrô do Cariri está orçado em R$ 25.190.720,90. Nessa primeira fase, o Metrô irá circular dentro da chamada operação branca, cuja principal característica é a não cobrança de bilhetagem. É um período de adaptação durante o qual serão verificados o desempenho dos equipamentos e a adaptação de funcionários e população ao novo serviço. O Metrô vai começar a circular com três estações concluídas: Crato, Teatro e Juazeiro. Ao longo desse período, segue a execução da obra das seis demais estações.
Na segunda fase de funcionamento do Metrô, terá início a operação comercial parcial, em que o serviço funcionará num horário ampliado. Após concluída essa fase, o Metrô entra finalmente na operação completa, em que o trem circulará de 5h30min às 22h30min, com 38 viagens em cada sentido, num total de 76 viagens/dia. A previsão é que o Metrô do Cariri atenda uma demanda de cinco mil passageiros por dia, em média.
Fonte: Governo do Estado do Ceará