terça-feira, 25 de janeiro de 2011

MINISTRO ANUNCIA INÍCIO DO PROCESSO LICITATÓRIO PARA OBRAS DA COPA

O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, estabeleceu o mês de fevereiro para o lançamento dos editais de licitação para a construção das obras no Porto de Fortaleza com vistas à Copa de 2014.
As obras compreendem o cais de atracação com retroária e o Terminal de Passageiros.
Início do mês começam estudos
O Estudo de Viabilidade Técnico Econômico e Ambiental (EVTEA) e o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental) necessários para a realização das obras deverão ser licitados no início do próximo mês.
Cronograma deve ser cumprido com rigor
Cristino informou que pretende cumprir a rigor todo o cronograma de obras proposto pelo Governo Federal. “Se possível, antecipar”, completou o Ministro.
Objetivo é iniciar construção logo depois de julho
A expectativa é licitar em julho deste ano e, logo em seguida, iniciar os trabalhos de construção.
Segundo Leônidas, todos os 7 portos localizados nas cidades que irão sediar o evento terão que atender toda a demanda prevista.
Secretaria de Portos irá liberar R$ 105,9 milhões
O Projeto Básico já existe e Projeto Executivo está prestes a ser concluído pelo próprio porto. Todo o processo licitatório será conduzido pela CDC e o valor de R$ 105,9 milhões, previsto, será liberado pela Secretaria de Portos (SEP) por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Copa).
O Ministro informou ainda que o Governo do Estado do Ceará, apoiador das políticas públicas, considera o projeto um grande fator de desenvolvimento do turismo da região.

(Portal Verdes Mares)