A problemática do trânsito em Sobral se agrava não só pela insuficiência no número de agentes de trânsito, mas também pela falta de equipamentos na rotina de orientação e fiscalização num tráfego cada vez mais intenso em vários pontos da cidade.
Tenho recebido, através de comentários publicados em meu Blog e no Portal Caiçara, inúmeras reclamações quanto à necessidade de uma reengenharia no trânsito local. Estas reclamatórias não podem ser desprezadas, nem tampouco, redirecionadas a outras instâncias para a tomada de atitudes, até porque tratam da preservação da vida de cidadãos sobralenses nas mais diversas faixas etárias.
Não podemos esquecer que Sobral foi uma das primeiras cidades do Brasil a inaugurar um dos mais modernos sistemas de monitoramento do trânsito por vídeo, com câmeras instaladas nas principais ruas e avenidas da cidade, tendo ainda, ao início da década, uma estrutura exemplar de moto e ciclopatrulhamento, mas que, infelizmente, todo este organograma hoje apresenta pontuais fraturas com o número precário de apenas 17 agentes de trânsito para uma frota local que compreende, aproximadamente, 48 mil veículos. Uma realidade que subestima a determinação do próprio DENATRAN que estabelece o padrão nacional em 1 agente de trânsito para cada 1000 veículos.
No levantamento dos transportes que circulam nesta cidade, temos um número impreciso ao total de carros e motos provenientes dos municípios vizinhos da nossa região e de outras que, certamente, geram um acréscimo adicional à crescente desproporção entre agentes fiscalizadores por veículos circulantes. Considerações estas que, somadas ao registro de ocorrências do tráfego, tornam prioritária a necessidade de investimento num plano de ações continuadas e incansáveis por parte do poder público para provocar em contrapardida a responsabilidade individual do sobralense aos impactos coletivos que gera qualquer eventual imprudência na rotina de um trânsito que a cada hora projeta inevitável crescimento.
Tenho recebido, através de comentários publicados em meu Blog e no Portal Caiçara, inúmeras reclamações quanto à necessidade de uma reengenharia no trânsito local. Estas reclamatórias não podem ser desprezadas, nem tampouco, redirecionadas a outras instâncias para a tomada de atitudes, até porque tratam da preservação da vida de cidadãos sobralenses nas mais diversas faixas etárias.
Não podemos esquecer que Sobral foi uma das primeiras cidades do Brasil a inaugurar um dos mais modernos sistemas de monitoramento do trânsito por vídeo, com câmeras instaladas nas principais ruas e avenidas da cidade, tendo ainda, ao início da década, uma estrutura exemplar de moto e ciclopatrulhamento, mas que, infelizmente, todo este organograma hoje apresenta pontuais fraturas com o número precário de apenas 17 agentes de trânsito para uma frota local que compreende, aproximadamente, 48 mil veículos. Uma realidade que subestima a determinação do próprio DENATRAN que estabelece o padrão nacional em 1 agente de trânsito para cada 1000 veículos.
No levantamento dos transportes que circulam nesta cidade, temos um número impreciso ao total de carros e motos provenientes dos municípios vizinhos da nossa região e de outras que, certamente, geram um acréscimo adicional à crescente desproporção entre agentes fiscalizadores por veículos circulantes. Considerações estas que, somadas ao registro de ocorrências do tráfego, tornam prioritária a necessidade de investimento num plano de ações continuadas e incansáveis por parte do poder público para provocar em contrapardida a responsabilidade individual do sobralense aos impactos coletivos que gera qualquer eventual imprudência na rotina de um trânsito que a cada hora projeta inevitável crescimento.
Fonte: Blog do Oman Carneiro