domingo, 17 de junho de 2012

DEFESA AFASTA O DIRCEU MINISTRO DO LÍDER DO PT

O advogado José Luiz de Oliveira Lima, que fará a defesa oral do ex-ministro José Dirceu no processo do mensalão, que deve começar a ser julgado no início de agosto, já delineou sua estratégia de defesa. Trata-se de separar o José Dirceu ministro da Casa Civil do José Dirceu que, durante décadas, liderou o PT. “É humanamente impossível um homem público exercer um cargo de ministro-chefe e ainda interferir nos atos de dirigentes do PT”, disse Oliveira Lima, conhecido no mercado como “Dr. Juca”, ao jornal O Globo.
Nas acusações do mensalão, feitas primeiro pelo procurador-geral Antônio Fernando dos Santos, e depois reiteradas por Roberto Gurgel, José Dirceu é apontado como “chefe de quadrilha”. Delúbio Soares, então tesoureiro do PT, e José Genoíno, ex-presidente do partido que assinou os empréstimos tomados junto aos bancos Rural e BMG, são apontados como figuras subordinadas ao ex-ministro da Casa Civil. Segundo Dr. Juca, “José Dirceu não tinha ciência dos repasses da secretaria de Finanças” do Partido dos Trabalhadores, que era comandada por Delúbio Soares. O advogado de defesa também afirma que nunca houve relacionamento entre Dirceu e o publicitário Marcos Valério de Souza.
Esta estratégia cria certo desconforto entre os demais réus do mensalão, como Delúbio e Genoíno, que estão numa posição mais frágil por terem assinado ou avalizado os empréstimos. Ambos temem pagar um preço maior pelo consideram uma missão partidária ou política. Todos negam a existência do mensalão, como esquema de compra de apoio parlamentar, mas admitem a prática de caixa dois eleitoral. (Brasil 247)