DO BLOG DE CHRISTINA LEMOS
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Basrbosa, afastou, em entrevista nesta quinta, qualquer risco de abuso na formulação de normas que busquem o controle da atividade de imprensa e da mídia em geral. O ministro ressaltou que existe uma 'incontrolável tentação tirânica da maioria' e lembrou que Judiciário existe para garantir o equilíbrio entre as instituições.
Ressalvando que não desceria a detalhes 'sobre medidas em cogitação', Barbosa destacou que a Justiça entrará em ação contra iniciativas que afetem a liberdade de imprensa: 'Se isso ocorrer, num país com instituições consolidadas como o Brasil, existe uma instituição para impedir, que é o Judiciário. Qualquer tentativa de domesticar a imprensa, poderá ser coibida pela mesma via.'
Desde o início do julgamento do mensalão, setores do PT defendem como prioridade a criação de normas para controlar a mídia. A idéia chegou a constar como prioridade em nota oficial do comando da legenda, em reação a condenações de ex-dirigentes e ao que petistas classificam de campanha para 'acabar com o partido'.