segunda-feira, 28 de outubro de 2013

DILMA E EDUARDO: DISPUTA POR ESPAÇO NAS REDES SOCIAIS

Peças-chave do xadrez eleitoral de 2014, a presidente Dilma Rousseff e o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, reforçaram a presença nas redes sociais no último mês. Com estardalhaço, a presidente voltou ao Twitter no fim de setembro conversando em 140 caracteres com seu alter ego na internet Dilma Bolada. A conta @dilmabr, parada desde o fim das eleições de 2010, pulou de 1,904 milhão de seguidores para 1,999 milhão em um mês. Logo depois, Eduardo Campos também começou a tuitar pelo @eduardocampos40 e a incentivar no Facebook a mobilização dos internautas para debater e divulgar propostas do PSB.
A ausência de Dilma das redes sociais durante quase três anos foi avaliada no Planalto como uma falha de comunicação, que ficou evidente durante as manifestações de junho. Hoje o Twitter tem sido usado pela Presidência como um canal para dar respostas imediatas e oficiais a demandas e críticas da população, fugindo à formalidade de uma nota oficial ou de um pronunciamento em cadeia de rádio e televisão. Até o fim deste mês, será criado o perfil do Planalto no Facebook, com foco na presidente — ela tem uma página criada pelo PT, com o nome “Dilma Rousseff”.  (De O GLOBO - Madalena Romeo e Luiza Damé)