segunda-feira, 30 de junho de 2014

MAIS MÉDICOS SUPERA META E ATENDE 50 MILHÕES DE PESSOAS

Valor.
A presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou nesta segunda-feira (30), no seu último programa semanal de rádio antes da campanha eleitoral, que o Mais Médicos ultrapassou a meta de cobertura prevista originalmente pelo Governo Federal e atualmente beneficia cerca de 50 milhões de brasileiros. Quando iniciar sua campanha à reeleição, a petista não poderá veicular o programa “Café com a Presidenta”, em cumprimento à legislação eleitoral. 

“Quero reafirmar o compromisso do meu governo com a saúde pública no Brasil. Nós ouvimos as demandas das pessoas e estamos trabalhando para mudar a realidade de milhões de brasileiros”, disse Dilma. “Queremos e vamos fazer, eu te asseguro, ainda mais, pois a boa qualidade da atenção à saúde de todas as brasileiras e de todos os brasileiros é uma prioridade para nós. Pode ter certeza, nós vamos avançar muito em atendimento à saúde”.

Dilma destacou que o governo atendeu todos os pedidos de médicos feitos pelos prefeitos de todo o Brasil. “Só os prefeitos que não pediram, não solicitaram médicos, é que não receberam”, disse ela. “Superamos a nossa meta, que era de 46 milhões. Hoje, no Brasil, 14.462 médicos estão atuando em postos de saúde na periferia das grandes metrópoles, pelo interior do Brasil afora, nas cidades grandes, médias e pequenas, e nos distritos indígenas”.

Dilma destacou também a ampliação de vagas em cursos de medicina, principalmente pelo interior do país. Na avaliação da presidente, trata-se de “uma estratégia fundamental” para fixar os médicos nas localidades de formação profissional. “Isso faz parte do nosso esforço de descentralizar a graduação e a especialização de médicos, que antes só se formavam nos grandes centros urbanos, em especial nas regiões Sul e Sudeste do país”, disse.

A presidente ressaltou ainda levantamento do Ministério da Saúde segundo o qual o Mais Médicos conseguiu reduzir em 21% o número de encaminhamento aos hospitais a partir dos atendimentos em postos de saúde.