quinta-feira, 4 de setembro de 2014

ALUNOS VISITAM ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Assembleia Legislativa recebeu, nesta quinta-feira (04/09), a visita dos estudantes da Escola de Ensino Médio (EEM) Branca Carneiro de Mendonça, localizada em Caucaia. A visita faz parte do projeto “O Parlamento e sua História”, promovida pelo Memorial do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce). A atividade reuniu 39 alunos que foram recepcionados pelo chefe da divisão de administração do Plenário 13 de Maio, Elzir Araújo.
No plenário, Elzir Araújo esclareceu dúvidas dos estudantes, explicou sobre a rotina de trabalho, as atribuições dos parlamentares, tramitação das propostas, bem como a composição da Mesa Diretora da Casa.
A professora Najara Santos disse que a participação dos alunos em atividades extraclasse como essa é de suma importância, uma vez que os permitem conhecer de perto todo o trabalho parlamentar, complementando a teoria dada na sala de aula sobre o processo eleitoral. “É importante para o conhecimento deles; não só na vida educativa, mas fora da escola também. Aqui eles vão ter esse conhecimento na prática”, disse.
A estudante do 2º ano, Vanessa Souza, disse que a visita ao Legislativo Estadual acrescenta o conhecimento que os estudantes têm sobre a política, em especial para aqueles que começam a votar a partir deste ano, como é o caso dela. “É bom saber um pouco como funciona tudo isso. O trabalho dos futuros deputado. O que aprendo aqui vou levar para os meus amigos para podermos debater um pouco sobre política”, argumentou.
Os estudantes percorreram ainda o Espaço do Povo, o Auditório Murilo Aguiar, onde escutaram palestra do historiador Carlos Pontes acerca da história do Parlamento e sobre o papel do Legislativo no regime democrático. Pontes ainda aconselhou os estudantes a buscarem se inteirar sobre o que está acontecendo no Brasil, em especial no Ceará, no que se refere às decisões políticas, incentivando-os a lerem e assistirem os noticiários.
O historiador ressaltou que o conhecimento vai permitir que os estudantes votem bem e conscientes, o que vai refletir, segundo ele, nas representações que compõem as casas legislativas, com parlamentares comprometidos com o interesse público.
Os estudantes conheceram ainda as instalações da rádio FM Assembleia, e o acervo do Malce. A programação foi acompanhada também pelo professor Décio Alencar.
Para se inscrever no programa, as escolas públicas ou privadas  interessadas devem agendar visita pelos telefones (085) 3277-3700 e (085) 3277-3707 ou pelo e-mail memorial@al.ce.gov.br.