A próxima data comemorativa esperada pelo setor varejista deve sofrer
com os mesmos efeitos da crise econômica que as últimas sofreram,
apresentando um menor volume de vendas. Um levantamento realizado pelo
Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional
de Dirigentes Lojistas (CNDL), em todas as capitais, mostra que 41,2%
dos consumidores pretendem gastar menos com presentes no Dia das
Crianças deste ano, na comparação com a mesma data do ano passado.
Em 2015, o indicador do SPC Brasil de consultas para vendas a prazo
mostrou recuo em todas as datas comemorativas até agora, na comparação
com o ano anterior: -4,93% na Páscoa; -0,59% no Dia das Mães; -7,82% no
Dia dos Namorados e -11,21% no Dia dos Pais. Segundo o presidente da
CNDL, Honório Pinheiro, a sondagem das vendas para o Dia das Crianças
mostra que, assim como nas demais datas comemorativas, o resultado de
vendas deve ficar abaixo do registrado em 2014.