A educação apresentou índices positivos crescentes nos últimos anos,
como no número de crianças e jovens matriculados, de alunos que
concluíram o ensino fundamental e médio e ainda nos dados sobre
desempenho escolar, enquanto a taxa de abandono caiu. Entretanto, muito
ainda falta para que o país atinja patamares ideais de escolaridade: no
segundo trimestre de 2015, estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) mostrou que 8,3% da população do Brasil com mais de
14 anos estudou menos de um ano; 30,3% possui ensino fundamental
incompleto e 7,7% não terminou o ensino médio.
Na região Nordeste, a fatia sem instrução chega a 15,2%, frente a
4,8% no Sudeste. Há dez anos, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF)
visitou crianças do bairro Canaã, em Caruaru (PE), onde havia estado,
semanas antes, o então presidente Luís Inácio Lula da Silva, e encontrou
uma situação crítica: crianças que não sabiam ler ou escrever e
frequentavam a escola para receber a merenda. Voltou lá dez anos depois
e, em entrevista ao Correio, Buarque atestou que pouco mudou na vida
delas. Os agora adolescentes não concluíram o ensino fundamental, são
analfabetos funcionais e seguem dependentes do Bolsa Família.