No início do ano, o Ceará contava apenas com duas delegacias 24 horas no Interior (Juazeiro do Norte e Sobral) e 2016 será finalizado com 10
O governador Camilo Santana participou na tarde de terça-feira (27), em Sobral, da inauguração da nova Delegacia Regional do município, que também vai atender a outros 25 municípios da região Norte, reforçando, assim, o compromisso de garantir a interiorização e a descentralização das atividades especializadas da Segurança Pública do Ceará. A unidade de funcionamento 24 horas foi totalmente revitalizada, com obras no valor de R$ 798.220,23, provenientes do Tesouro Estadual.
O governador destacou os investimentos que tem feito na região para garantir a segurança. "Um Governo tem que estar a de acordo com o povo. Um dos maiores anseios da população é com a segurança pública e nós temos feito um enorme esforço nessa área. Aqui em Sobral, implantamos um batalhão do Raio, em que o índice de mortes diminuiu bastante; implantamos uma base do Ciopaer, fizemos um concurso para a Polícia Civil para 750 vagas; fizemos concurso da Polícia Militar para 4200 homens. Em todo o Ceará, já temos 23 delegacias 24 horas, e para isso, aumentamos em quase 30% o nosso efetivo. Para se ter uma ideia, uma delegacia normal tem só um delegado, e uma 24 horas conta com cinco. Quero parabenizar Sobral pelo avanço e boa sorte no uso desse espaço, que ele possa oferecer um serviço cada vez melhor ao povo cearense, ao povo da região Norte", disse.
O efetivo da nova delegacia opera com seis delegados, nove escrivães e 12 inspetores. Dispondo de uma área de 1.722,93 metros quadrados, os dois pavimentos contam, entre outras dependências, com salas para os delegados, de depoimentos, da Defensoria Pública, do inspetor chefe, sala de Custódia, de depoimentos, cartórios e duas celas. As obras ficaram sob responsabilidade do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).
O equipamento atende os seguintes municípios: Sobral, Coreaú, Massapê, Pacujá, Santana do Acaraú, Varjota, Alcântara, Cariré, Forquilha, Frecheirinha, Groaíras, Meruoca, Moraujo, Mucambo, Reriutaba, Tianguá, Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Graça, Ibiapina, Ipu, Pires Ferreira, São Benedito, Ubajara e Viçosa do Ceará. A população somada é de 836.775 cidadãos.
O Delegado Regional da Polícia Civil, Otávio Coutinho, agradeceu ao Estado e elogiou a estrutura do novo prédio. "Estou muito feliz de estar aqui na entrega desse equipamento, que é o que Sobral merece. Com ele, vamos poder devolver o pessoal da Polícia Militar para as ruas, garantindo a segurança do povo. Sem sombra de dúvidas é um prédio maravilhoso, uma das delegacias mais bonitas que já vi na vida e essa não é opinião só minha, mas geral. Esperamos que com esse prédio tenhamos um salto qualitativo no trabalho. Quero agradecer o trabalho do Governo do Ceará por toda a atenção, toda a preocupação", disse.
Jesiel Kavrokov, delegado municipal da Delegacia Regional de Sobral, afirma que o equipamento vai permitir que os habitantes se sintam mais seguros. "A importância é um atendimento mais especializado para o povo, uma delegacia mais equipada, sempre mostrando maior preocupação do Governo do Ceará para com a população. Atendendo 24 horas, o morador sempre vai poder fazer a sua reclamação, deixar o seu registro e, por conseqüência, trazendo uma maior sensação de segurança que Sobral tanto merece", disse.
Alex Mattos, também delegado municipal, afirma que o prédio vai permitir uma maior agilidade e eficiência no trabalho. "Para nós é muito importante essa inauguração pois a Delegacia Regional vai poder proporcionar um melhor atendimento ao público. Será possível realizar Boletins de Ocorrências de maneira mais simples, desafogando nossos policiais municipais, o que vai permitir que as investigações sejam mais qualificadas, diferenciadas. À medida em que a população tem um equipamento público que possa utilizar quando precisar, estaremos prontos para atender ocorrências de baixa, média e alta complexidade", disse.
Delegacias 24 horas em todo o Ceará
No início do ano, o Ceará contava apenas com duas delegacias 24 horas no Interior (Juazeiro do Norte e Sobral) e 2016 será finalizado com 10: Crato, Crateús, Iguatu e Quixadá, no primeiro grupo; e Itapipoca, Russas, Brejo Santo e Canindé no segundo.
Com a posse de 510 policiais civis - primeiro e segundo grupos do último concurso -, o Estado mais que dobrou o número de Delegacias 24 horas em um ano. Passou de 11 delegacias para 23, sendo 10 no Interior, nove na capital e quatro na Região Metropolitana de Fortaleza. Além destas, 31 delegacias foram reabertas no Interior.