sexta-feira, 3 de novembro de 2017

PESQUISA MOSTRA COMO LEITORES COMBATEM AS "FAKE NEWS"

Uma pesquisa feita em quatro países, entre eles o Brasil, mostrou a preocupação das pessoas com as notícias falsas que inundam as redes sociais na internet. Segundo a pesquisa, em busca de credibilidade, as pessoas têm recorrido ao jornalismo profissional.
Pode parecer absurdo, mas tem gente que acreditou que um tubarão foi visto nadando em uma rua dos Estados Unidos. Impressionante, né? Mas não é verdade. Assim como tantas outras informações que aparecem nas redes sociais, são “fake news”, ou notícias falsas. A expressão foi popularizada pelo presidente americano Donald Trumpx. Muitos simpatizantes dele espalharam notícias sem verificar se são verdadeiras, como a história que a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obamax nasceu homem, que é claramente falsa.
Mas não é o que maioria faz. Uma pesquisa em quatro países, Estados Unidosx, Reino Unidox, França e Brasil, mostrou que, de cada quatro pessoas, três verificam se uma notícia é verdadeira antes de compartilhar essa informação. Os pesquisadores dizem que essa comprovação é feita, provavelmente, pela TV, jornal, rádio e revistas, por causa da credibilidade.